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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Frete caro da China impulsiona exportações de componentes de couro na América Latina

Associação do setor também registra crescimento dos negócios com Emirados Árabes

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Rio de Janeiro

A indústria brasileira de produtos para calçados e couro diz ter visto no encarecimento do frete da China um impulso aos negócios locais, especialmente na América Latina, segundo a Assintecal (associação do setor).

As exportações de componentes de couro e calçados somaram US$ 175 milhões (cerca de R$ 900 milhões) nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2021, alta de 21%, segundo dados da entidade.

Ari Svartsnaider, fundador e CEO da marca de calçados Mr. Cat, posa para foto, no Rio de Janeiro (RJ) - Daniel Marenco - 26.fev.13/Folhapress

Nos países da América Latina, que são cinco dos oito principais destinos das exportações, o crescimento foi de 32%.

Segundo a Assintecal, também cresceram os embarques para os Emirados Árabes e República Dominicana. A China segue como principal destino dos produtos brasileiros, com foco em químicos para tratamento de couros.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

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