Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Eletrobras

Funcionários do BNDES vão à Justiça contra venda de ações na Eletrobras

Associação de trabalhadores defende que venda durante privatização gera prejuízo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Funcionários do BNDES entraram na Justiça contra a venda das ações que o banco mantém na Eletrobras. Na ação, por meio da AFBNDES (associação de trabalhadores da instituição), eles dizem ver abuso de poder do governo federal e imposição ao BNDES para se desfazer dos ativos da estatal de energia.

Como detentor de uma carteira de ações, o BNDES tem de garantir o maior valor possível para o banco, argumenta a associação.

Sede do BNDES no Rio de Janeiro - Lucas Tavares/Folhapress

Arthur Koblitz, presidente da AFBNDES, diz que a entidade não questiona o papel do BNDES como agente de privatização do governo nem a privatização, mas o processo de vender ações durante privatização sem esperar a valorização prevista.

Analistas de mercado estimam que os papéis na Bolsa podem se valorizar até 85% nos próximos meses com o processo de privatização da empresa.

O Tesouro, afirma a associação dos funcionários do banco, possuía ações suficientes para permitir a diluição do controle estatal na Eletrobras no patamar considerado desejado (45%), mas determinou que o BNDES vendesse parte de suas ações ampliando a oferta primária.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas