Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu 5g internet tecnologia

Agência paulista distribui orientação legal para preparar municípios para o 5G

InvestSP vai enviar texto-base com sugestão de lei para adaptação no estado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois da chegada do 5G à capital paulista, nesta quinta (4), a agência de investimentos InvestSP, em conjunto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, vai enviar um texto-base com uma sugestão de lei para os outros municípios do estado que tiverem interesse em antecipar a preparação para adotar a tecnologia.

Para entrar no sistema, eles terão que atualizar suas leis de antenas e se adequar a novas exigências.

"Os equipamentos, na maioria dos casos, serão menores, porém, há necessidade de novas regras para o uso do solo, por exemplo, já que essas antenas ocuparão espaços como semáforos, fachadas de imóveis e postes de energia", diz a InvestSP.

Homem usa celular em frente à Anatel, em Brasília - Evaristo Sá - 4.nov.21/AFP

A agência afirma que a proposta do texto-base foi levantada a partir das conversas que teve com entidades de classe, operadoras e a Anatel para entender o contexto legal para a instalação de antenas. O material poderá ser adotado na íntegra pelos municípios ou servir como parâmetro para que desenvolvam seus próprios modelos.

Segundo a InvestSP, São Paulo está adiantado, com leis atualizadas em mais de 4% das cidades, ante menos de 2% na média nacional. Na região do chamado Circuito das Águas, no interior, as cidades de Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro atualizaram suas leis em conjunto e estão preparadas para receber os investimentos na infraestrutura do 5G, diz a agência.

A capital paulista estava fora da lista de cidades escolhidas para inaugurar o 5G no Brasil porque metade das cerca de 890 antenas não tinha ainda os filtros instalados para evitar interferências de sinais, mas na semana passada as operadoras convenceram a Anatel sobre a viabilidade técnica para liberar o sinal. Será, portanto, a quinta cidade a receber a nova tecnologia, depois de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins, Gilmara Santos e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas