Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Kim Kataguiri quer dar voto para morador proibir bloco de Carnaval e festa de rua

Deputado apresentou projeto de lei para consultar vizinhança sobre eventos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No mês do Carnaval, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou na Câmara um projeto de lei para dar à vizinhança das ruas e vilas bloqueadas por festas populares o poder de decidir sobre a realização dos eventos.

Conforme o texto do parlamentar, seria necessário que pelo menos 60% dos moradores autorizem ou não a festa na rua. E a consulta, de modo digital, precisaria ser feita com até um mês de antecedência, cada residência contando como um voto.

O projeto também estabelece que as prefeituras terão poder de veto nos casos em que os moradores autorizarem as comemorações.

"Apesar de tais festas terem valor cultural, há um enorme incômodo causado para os moradores e comerciantes que, apesar de severamente afetados, não têm à sua disposição um mecanismo de consulta popular para opinarem sobre a realização de tais festas", diz Kataguiri no texto.

As únicas manifestações que não precisariam da autorização dos moradores seriam as políticas, para preservar o direito à manifestação, previsto na Constituição Federal.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Foliões no bloco "Bagunça meu Coreto", que percorreu as ruas de Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 21.fev.2023/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas