Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Banco Central banco digital

Empresas de pagamentos anunciam criação de confederação

CNP vai representar mais de 120 companhias que atuam no sistema financeiro do país

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Três associações que representam as empresas de meios eletrônicos de pagamento anunciaram, nesta quarta (26), a criação da CNP (Confederação Nacional das Empresas de Meios de Pagamento).O objetivo da união é ampliar a representatividade das companhias do setor junto ao Banco Central, o mercado e órgãos públicos.

Ao todo, Abecs (empresas de cartões de crédito), Abipag (instituições de pagamento) e Abranet (empresas da internet no país) representam mais de 120 empresas que atuam no ecossistema de meios de pagamento como instituições financeiras, adquirentes, bandeiras de arranjo de pagamento, emissores de cartão, bancos digitais, marketplaces, entre outras.

As empresas de pagamentos eletrônicos ganharam força com a pandemia - Divulgação

Em comunicado, a CNP afirma que vai atuar pela defesa da livre competição e a garantia de simetrias concorrenciais no setor.

"A criação da entidade busca ainda fortalecer o modelo atual do sistema, que envolve justamente uma série de players na cadeia de valor dessa indústria e, por isso, proporciona diversos benefícios para o consumidor e para o mercado, como inclusão financeira e digital, segurança, inovação, acesso ao crédito, entre outros", diz a entidade em nota.

Cada uma das três associações terá assento na diretoria da confederação. Giancarlo Greco, presidente da Abecs e CEO da Elo, será o diretor-presidente. Carol Conway (presidente da Abranet e executiva do PagBank) e Vinicius Carrasco (diretor da Abipag e sócio da StoneCo) serão os vices.

A diretoria será renovada com mandatos rotativos a cada dois anos.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas