Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Cartões globais forçam mercado a pagar imposto para turistas

Corretoras dão descontos de IOF para sobreviverem à competição com C6, Nomad e Wise em cartão viagem

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Na disputa com C6 Bank, Nomad e Wise, que vêm ganhando mercado nos últimos anos com cartões globais, casas de câmbio vêm oferecendo cartões viagem com descontos de até 80% de IOF, imposto que incide nas compras em moeda estrangeira.

É o caso da Cotação, companhia de câmbio do Grupo Rendimento. Válida até 31 de dezembro, a promoção foi a forma encontrada pela empresa para reconquistar clientes, que migraram para as concorrentes, que operam com 1,1% de IOF.

Cartões globais forçam mercado a pagar imposto para turistas - Doraemo/Adobe Stock

"A gente estava perdendo mercado por conta dessa diferença. O mercado está ficando enorme e esses caras estão ganhando clientes", diz o diretor da Cotação, Alexandre Fialho.

Para contas globais de cartão de crédito, o principal benefício é a alíquota reduzida de IOF. Nas demais opções do mercado, como o cartão de crédito pós-pago e recarregáveis –pré-pagos que funcionam como débito no exterior–, o IOF é de 5,38%.

O cartão de viagem internacional da Cotação é pré-pago. Aceito em mais de 190 países e territórios, está disponível em dólar americano, dólar australiano, dólar canadense, euro e libra esterlina.

Segundo Fialho, antes da medida adotada pela empresa, o cartão de viagem correspondia a 20% das vendas. Agora, o patamar já é de 35%. O restante corresponde a transação cambial em espécie.

Com Diego Felix e Paulo Ricardo Martins

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas