Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Banco do Brasil Datafolha

Em ano de desafios econômicos, Top of Mind premia marcas que ganharam mercado

Em sua 33ª edição, o 'Oscar das marcas' no país ampliou categorias diante de mudanças de comportamento dos consumidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Executivos de empresas premiadas na 33ª edição da Folha Top of Mind, nesta terça (31), avaliam que o reconhecimento do público reforça que a publicidade desempenhou papel relevante em um ano de desafios econômicos para os ganhos de participação de mercado.

Nove pessoas posam para a foto. Ao fundo aparece o logotipo da Nike em um telão
A Nike ganhou mais um ano como a marca Top do Top no prêmio Folha Top of Mind - Bruno Santos - 31.out.2023/Folhapress

Na BRF, o vice-presidente Marcel Sacco afirmou que, no ano passado, houve uma mudança no slogan da Sadia, por exemplo, que passou a ser "seu dia pede Sadia" o que se refletiu em aumento de vendas.

"Ganhamos market share basicamente em todas as categorias de produtos", disse Sacco. "É um trabalho que vai combinando a relevância da marca com o reconhecimento do prêmio e resultados positivos de negócio."

A BRF teve as marcas Sadia e Qualy entre as premiadas.

Eleito o banco mais lembrado do país, o Banco do Brasil segue no topo das instituições financeiras mais reconhecidas do público em boa parte devido à atenção às mudanças nos hábitos de consumo do país.

"Existe um desafio do banco para rejuvenescer a base [de clientes]", disse Ana Carolina Castro, gerente executiva de publicidade e marketing digital do Banco do Brasil. "Todo o mercado publicitário passa por um momento de transformação e o banco caminha junto."

Na Ypê, que levou os prêmios de Top Meio Ambiente e Top Detergente, o diretor de marketing Cesar Nicolau considera que o resultado foi obtido porque a empresa conseguiu equacionar qualidade com um preço "um pouquinho abaixo das outras marcas", algo refletido nas campanhas de marketing.

A Downy ganhou neste ano como o Top Amaciante de Roupa, após adotar uma estratégia ativa de posicionamento nos principais canais de comunicação do país, entre eles o Big Brother Brasil

"Queremos estar em cada lugar que nossos consumidores assistem e sabemos que o BBB é o show mais importante do Brasil. O melhor show merece ter a marca número 1, por isso renovamos mais um ano com o BBB", disse Maria Belen Silvestris, CMO da Downy.

Para o Carrefour, maior rede de supermercados do país, este foi um ano para explorar novas praças, focando principalmente na expansão para o Norte, Nordeste e Sul. A companhia ganhou nesse segmento pela 23ª vez em 26 anos da categoria na pesquisa.

"Após a integração com o Big, estamos explorando novas praças, uma estratégia para crescermos em capilaridade de loja e presença de marca", disse Ana Paula Turco, gerente de marketing executivo do Carrefour.

No topo

Entre as marcas Top do Top, a Omo empatou em segundo lugar com a Coca-Cola, perdendo apenas para a Nike.

Yasmin Antacli Ribeiro, diretora de marketing da companhia, afirma que a marca seguiu sua estratégia de campanhas emocionais com o público, liderada principalmente pelo slogan "se sujar faz bem".

"Mantemos a estratégia de modernização e de estar próximo do consumidor. Passamos 365 dias no ar, foram várias campanhas específicas, sempre se conectando com as plataformas que os consumidores estão acessando", disse.

O prêmio

O Top of Mind premiou as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros a partir de pesquisa realizada pelo Datafolha com 7.597 brasileiros em todas as regiões do país.

Nesta edição, além das perguntas tradicionais, o instituto também quis saber quais marcas estão associadas a férias e festas, como Carnaval, Natal e Páscoa.

Ao todo, são 80 categorias de produtos, serviços e subgêneros especiais. Também foram criados subgêneros em categorias principais, como marcas de mortadela e sardinha em lata que foram adicionadas ao Top Alimentação.

A premiação ocorreu no Tokio Marine Hall, zona sul de São Paulo, contou com mais de 1.500 funcionários e convidados das maiores agências de publicidade do país.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.