Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Governo Lula

Lula e Silveira ajudam Alcolumbre com trava em conta de luz no Amapá

Distribuidora Equatorial queria reajuste tarifário, mas agência postergou alta até que medida provisória resolva problema

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Um acordo entre o presidente Lula, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) garantiu que a Equatorial possa receber repasses setoriais sem que a tarifa de energia seja reajustada.

Pessoas que participaram das conversas afirmam que o acerto foi intermediado por Silveira, importante aliado de Alcolumbre.

O presidente Lula (centro), com o senador Davi Alcolumbre (esq.) e o ministro Rui Costa (dir.) - Gabriela Biló - 13.jul.23/Folhapress

Em troca, Lula se comprometeu a preparar uma medida provisória que resolverá os problemas do Amapá. Por ela, será definido, por exemplo, o recálculo dos valores dos ativos da distribuidora.

Com o arranjo, a empresa poderá receber valores da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para equalização das tarifas de energia. Também prevê que ela seja ressarcida pelos prejuízos acumulados.

A decisão foi tomada nesta terça (26) pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), após intensas discussões entre representantes do governo, da companhia e da agência.

A Equatorial pede os reajustes a que tem direito desde o fim do ano passado. Se fossem aprovados neste momento pela Aneel, eles aumentariam a conta em cerca de 40%, atrapalhando o plano de Alcolumbre nas eleições municipais em seu reduto eleitoral.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas