Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
BYD inicia campanha de liderança por cidades
Líder nos elétricos, montadora chinesa desbancou tradicionais em março
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A BYD, que lidera nas vendas nacionais de elétricos, desbancou, em março, montadoras tradicionais em duas cidades, Vila Velha (ES) e Indaiatuba (SP).
Com a liderança nacional nesse segmento, a estratégia agora é ser a marca mais vendida em cidades representativas, abocanhando o mercado das montadoras tradicionais.
No município capixaba, a chinesa vendeu 66 unidades e encerrou março com quase 13% do mercado —cerca de 0,8% acima do segundo lugar, ocupado pela Hyundai.
Em Indaiatuba, onde a Toyota tem fábrica, a BYD vendeu 71 carros e concentrou 17,2% das vendas na cidade.
Em ambas as cidades, os modelos mais comprados foram o BYD Dolphin e Dolphin Plus, carros de entrada da montadora de veículos elétricos.
Em Brasília (DF), o Dolphin Mini foi o mais vendido (296 unidades), muito à frente do Chevrolet Onix (168) e do Hyundai Creta (164). Na capital federal, no entanto, a BYD não é líder geral.
No total, a montadora chinesa comercializou 6.213 unidades em março, de acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), abocanhando 45,6% do segmento.
Com Diego Felix
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters