Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

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Identidade, termo da moda, é força contra o mar da globalização cultural

Sociológo espanhol Manuel Castells acertou quando previu a relação entre movimentos identitários e formas do capitalismo

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Identidade, conceito da moda, commodity no mercado político e cultural, tem uma dinâmica voltada ao conflito porque se afirma mais facilmente diante das diferenças que não convivem bem. Refiro-me a identidades coletivas e não psicológicas, ainda que elas se misturem.

A ilustração figurativa de Ricardo Cammarota foi executada em técnica manual com pincel e tinta nanquim aguada sobre papel branco, com traços simples em tons de cinza claro e escuro e contornos em fio cinza. Depois, foi escaneada e colorizada digitalmente, onde foi aplicado um fundo chapado em amarelo pálido.  Na horizontal, proporção 17,5cm x 9,5cm, apresenta a imagem de 4 colarinhos iguais com 4 gravatas cada, dispostos lado a lado. As gravatas pintadas, de forma estilizada, se assemelham ao formato do mapa da evolução dos territórios na zona de conflito entre Israel e Palestina, em 4 momentos diferentes.
Ilustração de 20 de maio de 2024 de Ricardo Cammarota para a coluna de Luiz Felipe Pondé - Ricardo Cammarota/Folhapress

O sociólgo espanhol Manuel Castells, no seu clássico "O Poder da Identidade", parte de sua trilogia sobre a sociedade em rede, lançada no final do século passado, vaticinou, como uma Cassandra maldita, que o século 21 seria atormentado por duas forças em conflito: de um lado, aquilo que na época se chamava, com um certo orgulho típico do fetiche moderno do progresso, a "globalização", e do outro, a reação das identidades que recusavam ser dissolvidas no mar da identidade globalizada, tecnológica, e, naquele momento, gozando com o suposto "poder democrático" das nascentes redes.

Nos termos do autor, havia três identidades em jogo: a legitimadora, a normatizadora, àquela altura, a globalizante, que emanava da ordem institucional das sociedades. A de projeto, como o feminismo e o ambientalismo, e a de resistência, com vocação à defesa das comunidades que recusavam a globalização.

Vejamos uma releitura possível dessa tríade a partir de 2024. A identidade legitimadora, normativa, "rica", representada pelos liberais ocidentais, que estavam realizando, e realizaram, a "globalização", tinha como "core" da sua dinâmica o capital, claro, ainda que travestido de anjo da liberdade e da igualdade.

A segunda, a de projeto, que era exemplificada pelo feminismo e pelo ambientalismo, diria hoje, pelo movimento LGBTQIA+, se caracteriza não como uma negação da identidade normativa, mas como um esforço para fazer essa identidade normativa convidá-la para seus círculos de poder.

Basta ver os departamentos de diversidade do capitalismo para entender essa ideia em ação. Castells acertou em cheio. Bonito de ver quando uma Cassandra vaticina o futuro. A identidade de projeto só quer ter um capitalismo para chamar de seu.

Por isso, se adapta bem em Nova York ou na Califórnia. E ainda chamam isso de esquerda. A terceira, a sombra —no sentido junguiano— do século 21, a identidade de resistência, seria aquela que, diferente da identidade de projeto, teria como intenção pôr fogo no parquinho do capitalismo globalizado festivo.

De lá para cá, esses inimigos da "sociedade aberta" embaralharam as cartas e chegaram mesmo a usar conceitos tidos pelo fetiche moderno do progresso como seus, como o nobre conceito de "liberdade". Liberdade para recusar casamento gay, aborto, refugiados, imigrantes ilegais, xingar, atirar em bandidos, mentir —como, aliás, todo mundo na política—, enfim, liberdade para ser "nós mesmos", com nossos hábitos "ancestrais", escolhas de vizinhos, parentes agregados, crenças religiosas.

Danem-se quem nos acham reacionários, "agora é a nossa vez". O ódio também é um direito inalienável do homem —e da mulher, claro. Pensemos no caso da Europa. Se pegarmos uma lupa e colocarmos sobre essas identidades de resistência, veremos que elas se consideram "nativas" por oposição às invasões bárbaras —conhecemos essa expressão, não?

O velho mundo não tem saída fácil e é, hoje, um palco evidente dessa dinâmica entre identidade normativa "rica" —a comunidade europeia— e as identidades de resistência que se opõem à "identidade europeia". O que fazer com os refugiados? O que fazer com a população muçulmana?

Aparentemente, os seculares europeus desistiram do sexo, enquanto os muçulmanos vão muito bem, obrigado nesse quesito. Logo, estes engravidam suas mulheres todo dia. Identidades sem reprodução são condenadas à extinção.

A inteligência pública — um nicho específico dentro da identidade normativa "rica"— xinga esses defensores das identidades de resistência de todos os nomes que você pode imaginar: racista, extrema direita, populista, sexista. O próprio termo da moda, "cordão sanitário" ao redor dessas identidades, para que elas não contaminem as democracias, escancara como os vemos: uns vermes

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