Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Um quarto das empresas de tecnologia em SP descumpre cotas para deficientes, diz sindicato

Setor afirma que não há profissionais qualificados no mercado para contratação

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília e São Paulo

Dados do Ministério do Trabalho mostram que o setor de tecnologia da informação em São Paulo descumpre a lei de cotas para portadores de necessidades especiais.

Entre as 418 empresas, um quarto ignora suas obrigações e não tem sequer um funcionário com deficiência. Quase 46% das demais companhias (192) cumprem menos de 30% das cotas. O restante (29%) está adimplente.

Apesar de legislação, empresas descumprem regras para profissionais PCD - Zanone Fraissat - 22.set.15/Folhapress

O descumprimento das obrigações legais envolve Tivit, Mercado Livre, HCL, Zup (Itaú) e até a IMA, uma empresa pública de Campinas, segundo o Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação).

Por isso, além da pressão e de ações civis públicas, o Sindpd-SP também lançará um programa para a qualificação de profissionais PCDs.

"É hora de pressionar [as empresas] e garantir que elas não apenas falem sobre diversidade e inclusão, mas atuem de fato", diz Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação.

A entidade afirma que algumas dessas empresas fazem campanhas ostensivas de diversidade e inclusão nas redes sociais, enquanto, na prática, descumprem a legislação.

Procurado, o Seprosp (Sindicado das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática de São Paulo) não se manifestou.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas