Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu companhia aérea

Latam chega à reta final em negociação com Embraer

Companhia avalia cinco aeronaves e discute financiamento com BNDES

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A pressão do presidente Lula para que Gol e Latam comprem jatos da Embraer surtiu efeito e, segundo pessoas que participam das conversas, a Latam chegou à fase final de negociação, apesar da resistência de sua sócia chilena.

A compra, no entanto, não deve ocorrer para agradar ao governo. A Latam avalia ser um bom negócio usufruir de benefícios exclusivos garantidos pela reforma tributária para a aviação regional.

Pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Folhapress

Para isso, a companhia terá de operar com aviões de menor porte e os da Embraer foram projetados para esse segmento. Hoje, a Latam só opera com jatos da Boeing e da Airbus.

Segundo relatos, a companhia pretende adquirir, inicialmente, cinco unidades do jato E2.

Somente a Azul opera com aeronaves da Embraer em aeroportos regionais. A companhia será a única habilitada a usufruir de descontos de alíquotas com a reforma, motivo de desconforto no setor durante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição que definiu as diretrizes da reforma.

Enquanto negocia com a Embraer, a Latam também conversa com o BNDES uma eventual tomada de empréstimos. A Gol segue no mesmo caminho.

O presidente do banco, Aloizio Mercadante, afirmou publicamente que recursos do fundo de aviação poderiam ser utilizados como garantias como forma de destravar o negócio.

Consultadas, Embraer e Latam não quiseram se manifestar.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas