Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu varejo

Pane na OLX compromete vendas por encomendas

Sistema que gera etiquetas ficou fora do ar e travou entregas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma pane no sistema de vendas da OLX, maior plataforma de comercialização de usados da América Latina, conteve as vendas de lojistas, usuários e clientes realizadas desde sábado (10).

A falha impediu que etiquetas fossem geradas e os lojistas conseguissem despachar seus produtos para as distribuidoras.

A plataforma de vendas da OLX é uma das mais usadas no país - Divulgação

Sem as etiquetas, é impossível fazer a entrega dos produtos aos clientes. Pelas regras da OLX, enquanto o cliente não recebe a mercadoria, o dinheiro não é liberado para o lojista.

Dessa forma, vendedores ficaram com suas vendas barradas e correram o risco de terem seus negócios cancelados por demora na entrega. Isso porque, após a venda, a plataforma dá um prazo de entrega sob risco de penalidade.

Nas redes sociais da OLX, diversos clientes reclamaram do problema. O suporte avisava somente que a plataforma passava por uma instabilidade para gerar etiquetas e que trabalhava para resolver o problema.

Quem chegou a cancelar suas compras e fez o pagamento com o cartão de crédito, ainda teve que lidar com o prazo de estorno do valor, que leva 60 dias. Compras no Pix, ou Nupay, são liberadas minutos após o cancelamento.

Procurada, a OLX disse que a situação foi normalizada nesta tarde e que as etiquetas relativas a operações realizadas entre sábado (10) e esta segunda (12) estão sendo reprocessadas. Em torno de mil usuários foram afetados pelo problema, segundo a companhia.

"As datas de envio passam a valer a partir do reprocessamento, sem prejuízo de prazos para os vendedores. Os usuários podem acompanhar a emissão das etiquetas e datas sobre as compras na própria plataforma da OLX", disse a companhia.

A plataforma também afirmou que as vendas com retiradas presenciais não foram afetadas.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas