Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Inadimplência em SP atinge menor nível em quatro anos, diz FecomercioSP

Dados mostram que reaquecimento do mercado de trabalho e controle da inflação ajudaram famílias em julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em julho, aproximadamente 40 mil famílias saíram da inadimplência em São Paulo, o equivalente ao número de domicílios ocupados no bairro de Santa Cecília, na região central da capital.

Dados da FecomercioSP mostram que a taxa de inadimplência reduziu de 20,8% em junho, para 19,9% em julho, o menor registro desde outubro de 2021.

A FecomercioSP avalia que a retomada da renda das famílias ajudou na diminuição da inadimplência
A FecomercioSP avalia que a retomada da renda das famílias ajudou na diminuição da inadimplência - Gabriel Cabral/Folhapress

Na comparação com julho de 2023, a queda foi ainda maior, com cerca de 164 mil famílias em dia com suas contas.

De acordo com a federação, também caiu o volume de famílias que afirmam não conseguir pagar faturas em atraso —elas eram 8,8% em junho e caíram para 8,2% em julho, o menor nível desde janeiro de 2022.

O cenário otimista é atribuído a uma combinação de fatores, que inclui ganho real da renda com o mercado de trabalho aquecido e inflação desacelerada, principalmente na queda dos preços dos alimentos.

O principal vilão das contas é o cartão de crédito, com 85,9% das famílias apontando a modalidade como principal tipo de dívida. Em seguida estão o crédito pessoal (15,4%) e financiamento de casa (13,2%).

A FecomercioSP ouviu 2,2 mil consumidores na capital paulista em julho.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.