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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Facebook Meta TSE

Campanhas já gastaram mais de R$ 2,5 milhões com publicidade no Facebook

Rede social concentra 4% dos gastos com campanhas, diz TSE

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São Paulo

O Facebook recebeu mais de R$ 2,5 milhões em gastos de campanha com publicidade. Ao todo 1.274 candidatos a prefeito e a vereador, além de partidos políticos, pagaram impulsionamento de postagens à Meta, dona da plataforma.

Candidato à reeleição em Fortaleza (CE), José Sarto (PDT) é o líder do ranking, com R$ 300 mil gastos em despesa com impulsionamento de conteúdo.

Guilherme Boulos (PSOL), que disputa a Prefeitura de São Paulo, foi o segundo candidato que mais gastou com publicidade no Facebook - Folhapress

Em seguida aparece Guilherme Boulos (PSOL), candidato em São Paulo e líder das intenções de voto para a prefeitura da capital paulista, segundo o Datafolha. Foram transferidos R$ 120 mil.

A última declaração da campanha do candidato apoiado pelo presidente Lula, feita no dia 23 de agosto, foi a mais alta, com R$ 80 mil.

Curiosamente, naquele mesmo dia o Datafolha mostrou Pablo Marçal (PRTB), que montou um exército de perfis monetizados, crescendo de 14% para 21% das intenções de voto.

Evandro Sá Barreto Leitão (PT), adversário de José Sarto em Fortaleza, gastou R$ 100 mil. O prefeito de Belém, Edmilson Brito (PSOL) e Mauro Henrique Tramonte (Republicanos), candidato em Belo Horizonte, declararam gastos de R$ 50 mil cada um.

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Facebook concentra 4% dos gastos totais das campanhas pelo país com fornecedores.

Com Diego Felix

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