Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Meta Facebook tecnologia

Meta pede ao Cade que arquive caso envolvendo uso de dados

Idec pediu investigação devido a uso indevido de dados pela empresa no desenvolvimento de sua plataforma de inteligência artificial

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A Meta, dona do Facebook, encaminhou ao Cade um pedido de arquivamento do caso em que é acusado pelo Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) de usar dados pessoais de seus usuários no Brasil sem consentimento para municiar as novas tecnologias de inteligência artificial generativa.

No documento, a Meta afirma que não há evidências de efeitos anticompetitivos derivados das supostas práticas.

A Meta é dona do Facebook - Reuters

Além disso, diz que esse assunto (o "treinamento" de suas plataformas de IA com informações de terceiros coletadas pelo Facebook) já está em discussão junto às autoridades competentes, a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça.

Apesar disso, a tendência do Cade, segundo técnicos consultados, é investigar o caso para avaliar se a prática fere o bom funcionamento do mercado.

Para Luiz Hoffmann, ex-conselheiro do Cade e sócio do escritório Almeida Prado Hoffmann Advogados, a tendência é que, diferentemente do que pede a Meta, o conselho "demande mais informações ao mercado, em virtude do porte da Meta e pelo histórico recente de maior preocupação da autoridade concorrencial brasileira com mercados digitais".

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas