Siga a folha

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Sermão de são Jair aos peixes

O único bicho do mar que não é inteligente é lula, entendestes? Era uma piada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Amigos peixes, peço-vos que me escutais, pois vós sois inteligentes, pô. Os meus inimigos vão dizer que, se vós fôsseis mesmo inteligentes, não me escutaríeis.

Mas a vossa inteligência é óbvia: vós sabeis nadar sem terdes frequentado aulas de natação, o que é notável. Além disso, conseguis respirar debaixo d’água, habilidade de que o Einstein, que era muito inteligente, nunca foi capaz. 

Se os peixes não fossem muito inteligentes, como é que o Marlin e a Dory teriam conseguido encontrar o Nemo, mesmo depois de serem engolidos por uma baleia azul? Às vezes eu vou à pesca e, apesar de usar iscas muito boas, vós não mordeis, porque tendes a inteligência de desconfiar. Há dias em que só consigo levar peixe para casa se o meu filho sacar de uma das suas armas e der um tiro numa corvina.

Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Pereira de 10.nov.2019. - Luiza Pannunzio

Um dos peixes mais inteligentes, todo o mundo sabe, é o golfinho. Há quem diga que o golfinho não é um peixe, é um mamífero, mas quem diz isso é gente menos inteligente do que os peixes. Eu já estive perto de um golfinho, porque uma vez o meu filho deu um tiro num, e eles vivem no mar, têm forma de peixe e cheiram muito a peixe. É claro que são peixes.

O único bicho do mar que não é muito inteligente é lula. Ah, ah! Entendestes? Era uma piada.

O que eu queria pedir-vos hoje, peixes, era que usásseis a vossa inteligência para fugirdes da mancha de óleo que se aproxima das praias nordestinas. O único óleo de que deveis aproximar-vos é o que está na frigideira, quando a gente vos vai fritar. Porém, se vós não escapardes da mancha de óleo do mar, ficareis contaminados e tereis mau sabor quando chegardes à nossa mesa. 

Creio que animais com a vossa inteligência terão brio suficiente para desejar estar o mais limpos e frescos possível na hora de serdes cozinhados. 

O sonho de qualquer ser inteligente, como sabemos, é terminar a vida impecável, num escabeche, com batatinhas. Para isso, basta que, com argúcia, sejais capazes de fugir da mancha de óleo e vos dirijais para as redes dos nossos barcos de pesca. Muito obrigado pela atenção que me dispensastes. Ide em 
paz e evitai o petróleo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas