Siga a folha

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Descrição de chapéu internet Eurocopa

O ser humano não evolui desde a bunda

Em certo ponto da evolução, alguém se apoiou nas patas de trás e decidiu andar assim

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O técnico da seleção italiana, na Eurocopa, impôs a seguinte regra: os jogadores não devem ficar jogando PlayStation até às 4h. Deu polêmica.

Surpreendentemente, no entanto, a polêmica não se deveu ao fato de, ao que parece, neste momento ser preciso sugerir a atletas adultos de alta competição que se comportem como atletas adultos de alta competição. Certas pessoas ficaram indignadas com a regra. Por uma razão obscura qualquer, o técnico italiano tinha a convicção de que atletas devem dormir uma boa noite de sono antes de treinar e competir.

Disseram que era mais uma manifestação daquele fenômeno frequente em que alguém da geração anterior não compreende as pessoas da geração seguinte. Nestes casos, o protocolo é claro: há que publicar aquele meme que cita frases de gente de todos os tempos e lugares queixando-se das novas gerações. Assim se fez.

Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Araújo Pereira de 23 de junho de 2024 - Folhapress

O problema é que se costuma interpretar esse meme de forma errada. Dizem que é a prova de que as novas gerações não mereciam as críticas, tanto que as profecias de que o mundo estava perdido não se concretizaram. Ora, não é isso que o meme significa.

O que quer dizer aquele conjunto de citações de gente que ao longo do tempo se queixa da geração anterior? Quer dizer que todas as novas gerações são bobas. E depois, lentamente, passam por um processo de desbobização. E é nessa altura que lamentam que a geração anterior seja boba.

É assim que funciona: somos considerados bobos —e bem, envelhecemos, e então consideramos boba a nova geração. É um processo cíclico, e não evolutivo. O ser humano não evolui verdadeiramente desde que resolveu erguer-se e andar ereto. É a essa decisão que se deve a bunda. Aquela magnífica convexidade surge quando a gente decide andar nas patas de trás. Os outros animais têm quartos traseiros, não têm bunda.

Quando se fala no que nos distingue dos animais só se refere à razão. Nunca se fala na bunda, o que é um escândalo. Em certo ponto da nossa evolução, alguém se apoiou nas patas de trás e decidiu que passaria a andar assim. E um velho qualquer olhou para isso e disse: esta nova geração está perdida. E foi a única vez que essa frase não fez sentido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas