Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Black Lives Matter impulsiona venda de livros sobre racismo no Brasil

Obras de Djamila Ribeiro, Carolina Maria de Jesus e Ana Maria Gonçalves tiveram salto em junho

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As vendas de alguns livros que pautam o racismo no Brasil tiveram forte aumento, puxadas pela mobilização global do Black Lives Matter, segundo mostra pesquisa da Nielsen.

Na primeira semana de junho, logo após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis, o "Pequeno Manual Antirracista" de Djamila Ribeiro vendeu mais de 3.000 exemplares, um crescimento de 184% em relação à semana anterior.

O clássico "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, também mais que duplicou suas vendas, na comparação semanal. E "Um Defeito de Cor", romance histórico de Ana Maria Gonçalves, triplicou.

Também tiveram um crescimento sensível "Olhos d'Água", de Conceição Evaristo, e "Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil", de Sueli Carneiro (que comemorou 70 anos esta semana).

CONFESSO QUE VIVI... O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, nome incontornável nos estudos econômicos brasileiros, vai ganhar sua primeira biografia. Ele foi entrevistado durante mais de 40 horas ao longo de quase três anos pelos autores João Villaverde e José Marcio Rego, da Fundação Getulio Vargas.

...E COMO A obra vai sair pela editora 34 e cobre quase 60 anos de vida pública de Bresser-Pereira, da entrada na FGV em 1959 até o apoio a Ciro Gomes na eleição de 2018. Ele detalha pela primeira vez, segundo Villaverde, passagens relevantes de reuniões com os ex-presidentes Sarney e FHC, de cujas gestões participou.

ATRAVÉS DO ATLÂNTICO “Pão de Açúcar”, romance com que o jovem escritor português Afonso Reis Cabral, de 29 anos, venceu o Prêmio Saramago no ano passado, vai sair no Brasil pela HarperCollins. O livro se baseia na história real da imigrante brasileira Gisberta, mulher transexual que foi assassinada nos anos 1990 no Porto.

Uma biografia robusta da poeta Wislawa Szymborska, Nobel de 1996 e improvável best-seller no Brasil, foi escrita por duas jornalistas polonesas desde 1997 e sai no Brasil em julho pela editora Âyiné. Esta foto dos anos 1990 integra o livro - Fundação Szymborska/Divulgação

PEGANDO FOGO, BICHO O centenário de Ray Bradbury vai ser celebrado pela Biblioteca Azul com uma série de lançamentos, começando esta semana por "Prazer em Queimar", livro de contos que deu origem à obra-prima "Fahrenheit 451". Até o fim do ano também estão na fila o inédito "O Homem Ilustrado" e uma nova edição de "Zen na Arte da Escrita".

O HORROR, OU NÃO A Dublinense começa neste sábado a pré-venda de um relançamento caprichado de "Vitória", um dos grandes romances de Joseph Conrad, conhecido por "Coração das Trevas".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas