Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Companhia das Letras já prepara centenário da Semana de Arte Moderna

Editora pretende lançar, em 2022, projeto enciclopédico com inéditos de 30 autores

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Semana de Arte Moderna completa cem anos em fevereiro de 2022, e a Companhia das Letras já se mexe para lançar, naquele ano, um projeto descrito como uma enciclopédia sobre o movimento.

São textos inéditos de autores como os críticos Carlos Augusto Calil, Walnice Nogueira Galvão e Fabio Cypriano, a historiadora Lilia Schwarcz e os professores Antonio Arnoni Prado, da Unicamp, e Kenneth David Jackson, de Yale. A organização é da pesquisadora Gênese Andrade, com consultoria de Jorge Schwartz.

Além de debater o modernismo de forma transversal, a ideia é enfatizar aspectos que ainda suscitam polêmica e sobre os quais ainda há lacunas históricas a preencher.

Almoço de escritores integrantes da Semana de 22, no Hotel Terminus, em foto de 1924 - Folhapress

PENSE NO HAITI... O primeiro título lançado pela Carambaia, depois de uma suspensão de meses pela pandemia, vai ser “Senhores do Orvalho”, do haitiano Jacques Roumain, considerado o livro fundador da literatura moderna de seu país com um retrato do cotidiano do povo negro.

...REZE PELO HAITI O livro já havia sido lançado no Brasil em 1954, dez anos depois de sair no Haiti, numa coleção dirigida por Jorge Amado. A edição da Carambaia vai ter tradução nova de Monica Stahel e posfácio da pesquisadora Eurídice Figueiredo.

LUSOFONIA As Edições Sesc, em parceria com a revista Pessoa, lançam até o final do ano uma coletânea de ensaios que pretende fazer um panorama crítico da literatura de língua portuguesa nos últimos 20 anos, organizada por Mirna Queiroz. Os autores vêm de vários países: o angolano Luís Kandjimbo, a moçambicana Fátima Mendonça, a brasileira Sabrina Sedlmayer, entre outros.

Ilustração de "Socorro em: Uma Vida Nada Fácil", primeiro livro da escritora e ilustradora Silvana Rando na editora Escarlate, sobre a simpática barata Socorro - Silvana Rando/Divulgação

LEMINSKI VIVE... "Roteiro Literário - Paulo Leminski", de Rodrigo Garcia Lopes, um dos vencedores do Prêmio Biblioteca Nacional do ano passado na categoria de ensaios literários, vai ganhar uma nova edição ampliada após seus mil exemplares se esgotarem.

...MAS MUDOU DE NOME A obra deve sair em setembro pela paranaense Kotter Editorial, com novo título, "Foi Tudo Muito Súbito: Um Ensaio sobre Paulo Leminski". E antes, em agosto, Garcia Lopes lança seu sétimo livro de poemas, "O Enigma das Ondas", pela Iluminuras.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas