Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Livros sobre eleições nos Estados Unidos inundam as prateleiras do Brasil

Reportagem de Bob Woodward, autobiografia de Obama e memórias de Joe Biden chegam ao país

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em harmonia com o que aconteceu em dez entre dez rodas de conversa, as livrarias brasileiras vão ser inundadas pela política americana.

A Todavia fez uma força-tarefa para lançar, poucos dias antes da eleição, uma versão digital em português de "Raiva", livro-reportagem de Bob Woodward que caiu como uma bomba na campanha de Donald Trump ao revelar que o presidente sabia da gravidade do coronavírus muito antes do que admitia.

A edição impressa da obra chega só em janeiro. Mas, para não perder a temperatura do debate, a editora montou uma equipe de quatro tradutores —Bernardo Ajzenberg, José Geraldo Couto, Pedro Maia e Rosiane Correia de Freitas— que trabalharam na obra do jornalista americano a partir de agosto, quando os direitos foram comprados antes mesmo de o livro sair nos Estados Unidos.

Capa de 'Uma Terra Prometida', primeiro volume das memórias do ex-presidente Barack Obama - Divulgação

Além disso, daqui a menos de duas semanas, chega às livrarias “Uma Terra Prometida”, o primeiro volume da autobiografia de Barack Obama, ex-presidente e principal cabo eleitoral de Joe Biden.

É um lançamento de estrondo mundial. O impacto esperado é tamanho que o prêmio Booker, um dos mais importantes da língua inglesa, adiou o anúncio de seu vencedor para evitar ser engolido pela chegada de Obama. Antes previsto para 17 de novembro, data em que o livro chega às lojas, o vencedor do troféu será conhecido só no dia 19.

A Companhia das Letras lança a obra em simultâneo aos Estados Unidos, com tiragem de 30 mil exemplares, a máxima praticada hoje pelo maior grupo editorial do Brasil.

E a Intrínseca pôs na praça no começo do mês um livro assinado pelo próprio Biden, “Promessa de Pai”. Como foi escrito em 2017 e se volta a uma narrativa mais familiar do democrata, em vez de política, o barulho do lançamento não foi tão alto.

Mas não é a única aposta da editora —”Estas Verdades”, da historiadora Jill Lepore, de Harvard, retraça cinco séculos da política e dos direitos civis na América do Norte. E “A Caminho da Guerra”, de Graham Allison, cientista político e ex-conselheiro de Obama e Reagan, discute as relações entre Estados Unidos e China. Todos chegaram às lojas neste tumultuado outubro.

DIAMANTES SÃO ETERNOS O livro "Todas as Cartas" de Clarice Lispector, lançado há pouco pela Rocco, já tem publicação certa em Portugal e contrato para tradução em mais três países —França, Espanha e Estados Unidos.

SÓ SE VIVE... A Ediouro, que tem hoje sob seu guarda-chuva marcas como Nova Fronteira e Agir, vai lançar em março um novo selo editorial. Especializado em thrillers e fantasias internacionais, o selo Trama já adquiriu mais de 20 títulos para seu catálogo.

...DUAS VEZES Entre os livros que vão sair na nova marca, estão “Eles Querem a Minha Morte”, suspense que será adaptado para o cinema com Angelina Jolie, e “O Último Sorriso na Cidade Partida”, fantasia do australiano Luke Arnold.

VIVA E DEIXE MORRER A Darkside recebeu um total de 5.849 inscrições para o seu prêmio literário, que anuncia o vencedor na próxima sexta-feira, 13. Com foco em terror, ficção científica e fantasia, a editora publicará os livros que ganharem categorias como romance e contos, histórias em quadrinhos e não ficção.

O AMANHÃ NUNCA MORRE A livraria Megafauna, que ocupará uma loja no térreo do edifício Copan, vai abrir as portas no próximo dia 23. Funcionará em horário reduzido e com vendas pelo WhatsApp. E a Mandarina, que já tinha uma casa na rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, abriu nesta semana um novo endereço de funcionamento na rua Artur de Azevedo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas