Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Revista Pessoa fecha, sem recursos financeiros, e doa seu acervo literário à USP

Fundadora Mirna Queiroz diz não ter mais disponibilidade de tempo e dinheiro para se dedicar à publicação

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A revista Pessoa vai acabar. Na verdade, a publicação com 13 anos de estrada já encerrou seus trabalhos e fechará seu site até o final do ano, segundo a editora e fundadora Mirna Queiroz.

Ela diz que o acervo da revista, que se voltou a reunir literaturas em português ao redor do mundo, será doado na íntegra à Universidade de São Paulo.

A Global lança uma edição especial de 'Macunaíma' com ampla fortuna crítica, manuscritos de Mário de Andrade e capa com uma obra de Jaider Esbell: 'Makunaimî Parixara', da série 'Transmakunaímî: O Buraco É Mais Embaixo' - Coleção Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea/Divulgação

Desde 2010, a Pessoa era uma revista prestigiada em círculos literários e serviu para dar projeção a autores que hoje têm maior prestígio e circulação, caso de premiados como Edimilson de Almeida Pereira e Micheliny Verunschk e acolhidos por editoras grandes como Luciany Aparecida e Fabiane Guimarães.

Os escritores Lucrecia Zappi e Victor Heringer, por exemplo, tinham o costume de publicar com regularidade antes de engatarem romances novos.

Ainda que a revista tenha tido alguma dificuldade de publicar autores de Portugal e de países africanos, como era seu objetivo segundo a fundadora, ela costumava ter audiência virtual de 30 mil visitantes únicos "num mês ruim".

Morando em Lisboa, Queiroz recebeu uma proposta para comandar o braço português de uma associação holandesa e deixou de ter "disponibilidade mental, financeira, física e psicológica" para editar a Pessoa, o que ela fazia no seu tempo livre e sem receber.

O projeto cultural nunca se sustentou financeiramente, diz ela, e jamais obteve recursos estatais no Brasil, que "ficam sempre concentrados nas mesmas pessoas".

A editora diz ainda sentir que a revista cumpriu seu papel de formação e, nos últimos tempos, "girava demais em torno de um grupo, sem furar a bolha, num mercado viciado". Decidiu então "sair de cena".

ESCREVA AO CORONEL O romance inédito deixado por Gabriel García Márquez, cujo título original é "En Agosto nos Vemos", vai sair no Brasil simultaneamente ao lançamento internacional. A obra póstuma chega em março.

CÂNDIDAS ERÊNDIRAS A Flipop, evento de literatura jovem da editora Seguinte, acontece gratuitamente no Sesc Pinheiros no próximo fim de semana, 28 e 29 de outubro. Está confirmada a participação da australiana Sophie Gonzales e de nomes brasileiros populares como Pedro Rhuas, Clara Alves e Babi Dewet.

VIVER PARA CONTAR E a Feira Literária de Tiradentes também acontece ao longo desta semana na cidade mineira, de quarta-feira, dia 25, a domingo, dia 29. Entre os convidados, Helô Teixeira, Eduardo Bueno, Eliana Alves Cruz, Bob Wolfenson e os colunistas do jornal Ruy Castro, Patrícia Campos Mello, Sérgio Rodrigues e Antonio Prata.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas