Prefeitura de SP apaga ciclofaixa da Consolação para reforma
Gestão Covas diz que está recuperando 46 km de ciclofaixas; ciclistas são pegos de surpresa
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Ciclistas de São Paulo foram surpreendidos nesta semana pela retirada da ciclofaixa da rua Consolação, uma das principais vias da cidade exclusivas para bicicletas, que liga o centro à avenida Paulista.
A pintura no chão foi apagada, e os blocos sinalizadores no chão, retirados.
A prefeitura não colocou cones ou sinalizadores para suprir a falta da faixa exclusiva para bicicletas. No fim da tarde de terça-feira (29), a reportagem flagrou ciclistas entre carros (recebidos com buzinadas) e sobre as calçadas.
A via tem três faixas para carros e uma para ônibus em cada sentido (são oito no total), com trânsito constante.
A prefeitura diz que 85 ruas ou avenidas da cidade estão passando por “obras de requalificação” (veja lista abaixo), que totalizam 46 quilômetros de vias.
A reforma, diz a prefeitura, inclui renovação do asfalto, recuperação de guias e sarjetas e, em certos casos, mudança no padrão de sinalização: a pista não será mais vermelha, terá apenas pequena faixa vermelha, na junção entre a ciclofaixa e a faixa para carros. Além disso, a prefeitura diz que vai instalar tachões a cada metro.
Ciclistas têm reclamado que a retirada das faixas acontece sem cones ou outros elementos de proteção enquanto a via não é reformada.
Na ciclofaixa da rua Artur de Azevedo, na zona oeste da cidade, após pressão, a prefeitura colocou cones para sinalizar o espaço que deveria exclusivo de ciclistas.
O Código de Trânsito Brasileiro diz em seu artigo 58 que, em vias compartilhadas com carros, a preferência é do ciclista.
A prefeitura elaborando um novo Plano Cicloviário. Em agosto, a gestão Bruno Covas (PSDB) consultou sua base aliada para pedir nomes de ciclovias que deveriam ser revistas ou eliminadas.
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