Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Ataulfo Marques Martins da Costa (1945 - 2020)

Mortes: Destacou-se pelo compromisso com a educação

Ataulfo Marques Martins da Costa teve dois mandatos como reitor da Universidade Federal de Uberlândia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Perseverança e comprometimento institucional foram as marcas deixadas pelo professor e economista Ataulfo Marques Martins da Costa enquanto reitor da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Durante seus dois mandatos, entre os anos de 1980 e 1988, soube equilibrar a responsabilidade de um líder com a elegância, a amizade e o carinho. Ataulfo trabalhou pela educação de qualidade.

Ataulfo Marques Martins da Costa (1945-2020) - Universidade Federal de Uberlândia

Foi em sua gestão, por exemplo, que surgiram os primeiros projetos de pesquisa e programas de pós-graduação da universidade.

Durante seus mandatos também ocorreu a integração da Escola Técnica de Enfermagem Carlos Chagas à UFU e a criação da Fundap (Fundação de Desenvolvimento Agropecuário) e da RTU (Criação da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia), entre outros feitos.

Amigo desde a infância, o professor aposentado da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU Reny Simão conta que ambos se conheceram com cerca de dez anos. Eram vizinhos e integravam o time de basquete da cidade. “O Ataulfo foi um grande jogador de basquete e de tênis também”, diz.

Suas lembranças vão além dos tempos de criança. “Em um dos mandatos, participei com ele da direção do Centro de Exatas. Ele levou a sua organização para a universidade, onde se cercou de amigos. Sabia trabalhar em equipe, era descentralizador. Sabia como delegar autoridade e responsabilidade aos demais. Nós temos que contar a sua história para todo mundo”, afirma.

Ataulfo Marques Martins da Costa morreu dia 13 de junho, aos 75 anos, por complicações de um AVC. Deixa a esposa e três filhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas