Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Com pandemia, Dia do Pendura tem restaurantes esvaziados em SP

Doença coibiu tradição de advogados de consumir sem pagar os estabelecimentos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ficou para o ano que vem a tradição do Dia do Pendura. Diante do perigo de contaminação pelo novo coronavírus e dos protocolos sanitários restritivos, estabelecimentos no centro de São Paulo não receberam clientes que costumam aparecer para a comemoração nesta terça (11).

Nela, advogados consomem em algum restaurante ou bar e não pagam a conta. A brincadeira, que às vezes não acaba bem, é feita na mesma data em que se celebra o Dia do Advogado, 11 de agosto.

“É difícil manter uma tradição numa situação tão triste”, diz Percival Maricato, presidente da Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel). Maricato estima que entre 20% e 30% dos estabelecimentos já fecharam as portas por conta da pandemia.

Movimento fraco nos restaurantes da região do Centro Histórico de São Paulo. Sem a presença dos estudantes de Direito, e com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, não acontece o tradicional Dia do Pendura - Zanone Fraissat/Folhapress

No Ponto Chic, tradicional restaurante no Largo do Paissandú, centro de São Paulo, ninguém pendurou a conta nesta terça, mas isso não foi motivo de alegria para Rodrigo Alves, sócio do restaurante.

“Eu preferia ‘tomar o pendura’ hoje do que viver essa situação toda da pandemia, das restrições do protocolo”, diz.

Alves afirma que o restaurante vem ocupando totalmente a lotação permitida pelos protocolos, de 40% da capacidade total, o que aponta uma recuperação. “Vejo como algo gradativo, as pessoas vão se sentindo mais seguras e vamos melhorando. Mas ainda não atingimos o equilíbrio nas contas”, afirma.

A tradição nasceu na Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, centro de São Paulo. O Dia dos Advogados remete à fundação da faculdade, em 11 de agosto de 1827, segundo lei assinada por D. Pedro I, então imperador do Brasil, menos de cinco anos após a independência do país.

O presidente da Associação de Bares e Restaurantes lembra que antigamente os donos de restaurantes próximos da faculdade até incentivavam o pendura, na tentativa de atrair clientes advogados.

Depois que a tradição se expandiu para além da faculdade e de seu entorno, e com o aumento dos cursos de Direito, ela ficou impraticável. “Além disso, os restaurantes costumam estar num equilíbrio muito precário entre despesas e receita”, diz Maricato.

Próximo à Faculdade de Direito, o tradicional restaurante Itamarati inverteu a lógica da tradição e criou a campanha do Despendura, para que clientes colaborem com o restaurante sem consumir. O restaurante também vendeu salgadinhos sob encomenda.

O Itamarati chegou a anunciar o fechamento em maio, demitiu funcionários, mas foi ajudado por um grupo de advogados. No Dia da Pendura, no entanto, com a pandemia do lado de fora, os salões permaneceram fechados na hora do almoço.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas