Siga a folha

Playlist Folha: A estrutura do racismo no Brasil

Negros ainda enfrentam todo tipo de barreiras para ter acesso às mesmas oportunidades que brancos no Brasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Negros são a maioria da população brasileira, porém, encontram ao longo da vida todo tipo de barreiras que os impede de ter acesso às mesmas oportunidades de vida que os brancos.

A abolição ocorreu há mais de 130 anos, sem reparação histórica do período escravocrata, em que negros eram acorrentados, obrigados a trabalhar, torturados, estuprados e mortos.

O resultado foi a marginalização das populações negras, o racismo e uma suposta democracia racial em que todos seriam iguais perante as leis.

Apesar dos avanços obtidos após décadas de luta de movimentos negros de diversos espectros políticos, as desigualdades ainda são expressivas.

Nos artigos que fazem parte dessa “playlist”, um novo formato de curadoria de conteúdo da Folha, são abordados o racismo estrutural e institucional, bem como as vitórias dos povos negros e os problemas ainda enfrentados pela maior população negra fora da África. Confira a lista:

A estrutura do racismo no Brasil

As Playlists Folha vão sempre trazer uma lista de notícias selecionadas sobre um tema especial, publicadas em momentos e seções variadas; veja os textos que fazem parte desta curadoria:

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas