Siga a folha

2022 terá cinco feriados prolongados; veja calendário

Algumas cidades, como São Paulo, adiantaram dias de folga para formar um megaferiado em 2021

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Terminadas as festas de fim de ano, o trabalhador brasileiro volta à rotina nesta semana de olho no calendário.

Serão cinco possíveis feriadões nacionais, a depender da decisão de empresas e, eventualmente, do governo federal.

Algumas cidades brasileiras, como São Paulo, adiantaram dias de folga para formar um megaferiado em 2021 e, assim, tentar frear a disseminação da Covid-19. A gestão Bruno Covas (PSDB), por exemplo, antecipou as folgas referentes ao aniversário da cidade (25 de janeiro), Corpus Christi (16 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O decreto que estabelece a mudança na capital paulista não abrangeu, no entanto, todos os setores da economia. Ficaram de fora "unidades de saúde, segurança urbana, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades que não possam ser suspensas", segundo o texto.

Movimentação na praia de Martim de Sá, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo - Reginaldo Pupo - 30.dez.2020/Folhapress

Infelizmente, a primeira folga nacional dá a nota de como será o ritmo do novo ano. Cai no sábado o feriado de 1º de janeiro, quando é celebrada a confraternização universal.

Quem vive na cidade de São Paulo pode ter, em 25 de janeiro, motivos para comemorar o aniversário do município, já que a data cai em uma terça-feira. Vai depender se a empresa em que trabalha antecipou ou não a folga para 2021.

O Carnaval, ponto facultativo, será em 1º de março, também uma terça-feira. Não se anime, porém, com o feriado prolongado, já que muitas cidades do interior paulista cancelaram a folia oficial. Nada impede, por outro lado, que festas particulares sejam organizadas.

A Paixão de Cristo, também conhecida como Sexta-feira Santa, cai em 15 de abril. Na semana seguinte, 21 de abril, é celebrado o feriado de Tiradentes. Como é uma quinta-feira, possivelmente será um feriado prolongado.

Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalho em 2022 cairá em um domingo, que já é naturalmente um dia de folga para muita gente.

Em junho, o Corpus Christi será celebrado em 16 de junho, uma quinta-feira, como de costume. Por ser ponto facultativo, é provável que seja um feriado prolongado, dependendo da cidade onde mora.

Em 9 de julho, o estado de São Paulo celebra a Revolução Constitucionalista, feriado paulista. Infelizmente para quem esperava prolongar, no próximo ano a data cairá em um sábado.

Os três feriados seguintes serão em quartas-feiras: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), o que diminui bastante a chance de um feriadão.

A Proclamação da República, ao menos, pode dar o gostinho de uma folga prolongada, já que 15 de novembro será em uma terça-feira em 2022.

Cinco dias depois, os paulistanos e algumas cidades pelo país terão o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em um domingo. A Prefeitura de São Paulo antecipou a folga para 2021. Neste caso, por ser domingo, pouca gente vai sentir falta do feriado.

E, quando menos esperar, Simone estará novamente avisando que é Natal. A data festiva combina com domingo, não? Pois deu match em 2022.

Feriados nacionais

1º.jan (sábado): Dia da confraternização universal
1º.mar (terça): Carnaval (facultativo)
15.abr (sexta): Paixão de Cristo
21.abr (quinta): Tiradentes
1º.mai (domingo): Dia do Trabalho
16.jun (quinta): Corpus Christi (facultativo) - Prefeitura de São Paulo antecipou para 2021
7.set (quarta): Independência do Brasil
12.out (quarta): Nossa Senhora Aparecida
2.nov (quarta): Finados
15.nov (terça): Proclamação da República
25.dez (domingo): Natal

Feriados em São Paulo

25.jan (terça): Aniversário da cidade - Prefeitura antecipou para 2021
9.jul (sábado): Revolução Constitucionalista
20.nov (domingo): Dia da Consciência Negra - Prefeitura antecipou para 2021

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto dizia que o aniversário de São Paulo (25 de janeiro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) seriam feriados na capital paulista, mas a Prefeitura de São Paulo antecipou as folgas para 2021.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas