Siga a folha

Mortes: Avó amorosa, registrou toda história da família

Católica, deu aulas de catecismo para mais de uma centena de crianças no próprio quintal

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ricardo Ampudia Talachia
São Paulo

​No Natal da família Talachia todos se reuniam em torno de uma enorme mesa forrada com uma quantidade exagerada de comida, em meio a uma gritaria e gesticulação típica dos italianos que se refugiaram no interior de São Paulo. Exceto Luzia.

Matriarca de uma família numerosa, era ela quem rondava a mesa garantindo a reposição dos pratos e pousando vez ou outra sobre os ombros dos netos para perguntar: "Já comeu? Come mais".

​Nascida em 1937, na Água dos Aranhas, povoado rural de Palmital (SP), teve uma infância difícil com a família na roça. Era a sétima de 10 filhos. Da adolescência, lembrava das reuniões em família, da vida no campo e a descoberta do seu grande amor.

Luzia Pereira Talachia (1937-2022) e o companheiro Paulo - Arquivo Pessoal/25.dez.2010

Foi em 1956 que se casou com Paulo Talachia. "Amor à primeira vista", escreveu em um álbum de memórias. Dessa época, Paulo guarda uma folha do calendário de 1953: "primeiro beijo na Luzia". 4 de outubro.

Dois anos mais tarde, em 1958, mudam-se para Paraguaçu Paulista (SP) já com o primeiro filho, Paulo Sérgio. Tiveram mais cinco: Gilberto, Tarcísio, Leila, Cláudio e Yeda.

Católica, deu aulas de catecismo para mais de uma centena de crianças no próprio quintal, na Vila Prianti, na periferia da cidade.

Não faltava a uma missa e, quando a idade pesou, substituiu os bancos da igreja por maratonas de missas televisionadas, para desespero do marido, que passou a intercalar jogos do Corinthians com a programação da Rede Vida.

Foi em casa também que, na década de 1990, deu aulas noturnas de corte e costura para as mulheres do bairro. Também nessa época garantiu o abastecimento do guarda-roupa de todos os netos. Era conhecida por ser uma avó muito amorosa e estar sempre rindo.

Com uma memória invejável, era guardiã da história oral da família. Encheu uma dezena de álbuns com fotografias e textos com a história dos Pereiras, seu sobrenome de solteira, e Talachias. Começando pelo seu bisavô, em 1860, até o nascimento de seu primeiro bisneto.

Nas tardes com os netos, fazia questão de relê-los, contar as histórias e fazer com que eles se prometessem contar para seus filhos.

Aos poucos, foi deixando de rodear todos para ser rodeada. Conforme sua saúde ia piorando, foram idas e vindas de hospitais, cirurgias, cadeiras de rodas e leitos de cama.

Morreu no último 27 de janeiro, aos 85 anos, de causas naturais. Deixa o marido Paulo, seis filhos, 14 netos e cinco bisnetos.

​​coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas