Siga a folha

Falta auxiliar para alunos com deficiência nas escolas de São Paulo, aponta TCM

Prefeitura diz que vai contratar mais 300 profissionais para ajudar

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Tribunal de Contas do Município (TCM) considerou que o número de funcionários contratados pela Prefeitura de São Paulo para auxiliar os alunos com deficiência matriculados nas escolas administradas pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) é insuficiente.

Atualmente, as instituições de ensino da rede municipal recebem 18.220 alunos com deficiência, entre crianças e adolescentes. A gestão informou ao TCM que reúne 1.137 profissionais lotados como AVE (auxiliar da vida escolar) e 1.257 estagiários do programa Aprender sem Limites.

De acordo com a portaria que institui a política de educação inclusiva na cidade, em 2016, cada AVE deve atender de dois a seis alunos por turno. Em casos excepcionais, é possível que um profissional seja destacado para acompanhar um único estudante desde que com o aval do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai).

Compete ao AVE funções como ajudar os educandos com locomoção, hábitos de higiene e trocas de roupa. Já o estagiário do programa Aprender sem Limite tem a responsabilidade de auxiliar os alunos a realizar as atividades pedagógicas e os processos de avaliação.

Aluno é orientado em escola da rede municipal de São Paulo - Diego Padgurschi - 2.mai.2018/Folhapress

"Considerando que, conforme informado por SME [Secretaria Municipal de Educação], há 18.220 alunos com necessidades especiais com laudo; e que o atual contingente dos AVEs atendeu 5.538 alunos, e que o programa de estágio Aprender sem Limites atendeu 2.516 salas de aula, com estimativa de atendimento médio de 7.064 alunos (base março/22), verifica-se que o atual atendimento dos programas não cobre o total de alunos com necessidades especiais", escreveram os técnicos do TCM. A reportagem teve acesso ao relatório assinado no dia 12 deste mês.

Em nota à Folha, a Secretaria Municipal de Educação disse que nem todo estudante público-alvo da educação especial necessita de um auxiliar. Nesta terça, a passa afirmou que está em tramitação a contratação de mais 300 AVEs.

A secretaria afirma ainda que, além desses dois tipos de colaboradores, conta com a presença de todo o corpo docente que tem o Cefai à disposição. "A rede municipal possui cerca de 4.000 funcionários atuando em educação especial, em diversas áreas", disse.

O TCM questionou a gestão Nunes após ter recebido denúncias do deputado estadual Carlos Giannazi e do vereador Celso Giannazi, ambos do PSOL, sobre a carência destes agentes.

No último dia 9 de março, a Folha mostrou relatos de pais de alunos com deficiência que apontavam dificuldades dos filhos em acompanhar as aulas em razão da falta de apoio.

A denúncia apresentada ao TCM apontou três escolas onde há possíveis discrepância entre a quantidade de alunos matriculados e a de servidores à disposição. O tribunal, então, oficiou as diretorias dos três colégios.

Ao órgão, a diretoria da Emef (Escola Municipal Educação Fundamental) Ana Maria Alves Benetti, na Vila Campestre (zona sul), respondeu que reúne, somando o período da manhã e da tarde, 36 alunos com alguma deficiência e, entre eles, 23 necessitam de atendimento de AVE.

Para atendê-los, a escola, no entanto, disse que tem uma AVE, que trabalha em período integral, e outra estagiária apenas à tarde.

Com a falta de apoio, Ana Paula Duarte Silva e Katiane de Fátima da Silva têm frequentado as aulas, na medida do possível, para auxiliar os filhos —respectivamente, João Lucas e Luiz Henrique.

"Nem todos os dias posso ir, mas estou na sala de aula mesmo só para cumprir tabela. Eu não tenho bagagem e formação para ensinar o meu filho", diz Ana Paula. "O João Lucas é autista, os médicos orientam que, na escola, ele conseguirá se desenvolver mais, mas não é o que está acontecendo e fico muito preocupada."

Katiane classifica a situação como "angustiante". "Me sinto num mar e passando sede. No papel é lindo, dizem que as crianças precisam ter esse contato com os demais, mas não funciona na prática", desabafa ela.

"O Luiz Henrique tem microcefalia, é uma criança tranquila e feliz, precisa de uma pessoa ao lado dele o tempo todo. A professora passa uma lição no quadro, eu tento fazer com ele, mas a gente não estudou para isso."

Segundo a Emef Bernado O’Higgins, na Vila Alexandria, na zona sul, outra escola abordada pelo TCM, há 24 alunos a serem atendidos, mas a equipe tem dois estagiários e dois AVEs.

A diretoria disse que necessita de, pelo menos, nove profissionais e mencionou que uma família tem se recusado a enviar a criança para a escola diante da escassez de auxiliares. Há ainda o registro de uma mãe que tem ido às aulas para auxiliar o filho.

Já a diretoria da Emef Carlos Augusto de Queiroz Rocha, no Jardim Miriam, na zona sul, afirmou que atende 14 alunos e dez em processo investigatório e conta com apenas um estagiário e um AVE.

Em nota à reportagem, a SME divergiu dos números de servidores apresentados pelas três escolas e diz que age de acordo com a portaria municipal.

"Informamos que a Emef Professora Ana Maria Alves Benetti conta com 3 AVEs para o atendimento de 7 estudantes no período da manhã e 14 no período da tarde. A Emef Bernardo O’Higgins conta com o apoio de 2 AVEs para o atendimento de 3 estudantes no período da manhã e 9 no período da tarde. Por fim, a Emef Carlos Augusto de Queiroz Rocha tem o apoio de 1 AVE que atende a 2 estudantes no período da manhã e 4 no período da tarde", diz a secretaria.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas