Siga a folha

Descrição de chapéu Cracolândia

Prefeitura isola usuários de drogas da cracolândia da rua Helvétia com cones

Uma faixa da via foi liberada para carros; moradores seguem com medo de passar pelo trecho

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo utilizou cones e fitas para isolar os dependentes químicos que continuam na cracolândia no quarteirão da rua Helvétia, entre a avenida São João e a alameda Barão de Campinas, nos Campos Elíseos, região central da cidade.

A ação, que contou com o auxílio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), um dias após mais uma intervenção policial no local. Com isso, usuários de drogas e moradores de rua agora ocupam uma das pistas do lado esquerdo da via, enquanto a outra parte está liberada para o trânsito de automóveis e a passagem de pedestres.

O fluxo —como é chamada a concentração de dependentes— se instalou na rua dias depois da ação em 11 de maio que despejou o grupo que vivia na praça Princesa Isabel, na mesma região.

CET isola os usuários com cones para facilitar o trânsito de carros e pedestres na rua Helvétia - - Rubens Cavallari/Folhapress

A reportagem esteve no local por volta das 17h30 desta terça, quando veículos trafegavam pelo local no sentido do terminal Princesa Isabel. Pedestres, porém, seguiam evitando a rua.

Isso pode estar relacionado ao medo dos moradores em passar pelo trecho, apesar da presença de equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Polícia Militar. Um agente que atuava no patrulhamento classificou o isolamento como um teste.

Uma mulher de 31 anos que mora na Helvétia e pediu para não ser identificada disse que a abertura de uma faixa não vai trazer mais segurança para o local, e que vai continuar a evitar o trecho, uma vez que, quando revoltados, os usuários destroem tudo.

Para ela, o isolamento só demonstra que o grupo vai permanecer no local e não será retirado pelo poder público.

A reportagem também conversou com uma outra moradora da região, de 37 anos. Ela disse que desde que o fluxo passou a se concentrar naquele ponto, os moradores estão assustados e se sentem em cárcere privado por pouco sair às ruas, já que podem ver da janela roubos e agressões.​

Além disso, afirmou que não pretende passar de carro pela faixa aberta pela prefeitura.

Procurada, a gestão municipal não respondeu até a publicação deste texto.

Drogas apreendidas na 12ª etapa (fase 5) da Operação Caronte, na cracolândia, na rua Helvétia, no centro de São Paulo - Divulgação

Operação apreende drogas

Na noite desta quarta-feira (15), a Polícia Civil deflagrou a última ação da 12ª etapa (fase 5) da Operação Caronte, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, na cracolândia.

O objetivo da ação era cumprir mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, a partir de trabalho de inteligência e investigação do 3º DP e do 77º DP, contra traficantes de drogas que atuam na região central, principalmente junto aos "fluxos" de dependentes químicos.

O resultado da 12ª etapa ainda não foi informado, mas a Polícia Civil divulgou foto e vídeo com pedras de crack, bebidas alcoólicas e cigarros apreendidos na cracolândia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas