Siga a folha

Descrição de chapéu Cracolândia

Gestão Tarcísio de Freitas trocará delegado responsável por operação na cracolândia

Sucessor de Roberto Monteiro ainda será definido, segundo secretário-executivo de Segurança Pública

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O delegado Roberto Monteiro, idealizador da operação realizada na cracolândia do centro de São Paulo desde junho de 2021, está de saída da função.

O policial afirmou à Folha que deixa o comando da Seccional Centro com a sensação de dever cumprido. A mudança deve ser oficializada na edição do Diário Oficial deste sábado (7).

Para ele, a mudança é algo normal quando uma nova gestão assume. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já indicou o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) como coordenador de projeto específico na região.

O delegado permaneceu 4 de seus 37 anos de carreira na instituição à frente da seccional.

O delegado Roberto Monteiro, da 1ª Delegacia Seccional Centro - Arquivo pessoal

A Operação Caronte foi criada com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas, além de oferecer tratamento aos dependentes químicos, por meio da integração com áreas da saúde e assistência social da prefeitura.

A Caronte resultou na prisão de 196 pessoas, entre as quais algumas apontadas como traficantes de drogas e líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital). Cerca de mil pessoas assinaram termos circunstanciados pelo uso de drogas em via pública.

Durante a gestão de Monteiro, houve a dispersão de usuários de drogas que estavam na praça Princesa Isabel, nos Campos Elíseos. A ação, em conjunto com a prefeitura, ocorreu em maio do ano passado.

Atualmente, os dependentes químicos estão em diversas vias da região central, entre as quais as ruas dos Gusmões, Vitória e Conselheiro Nebias.

"Nós demos início a um processo que é longo. Nós temos bons resultados até agora", disse Monteiro.

Monteiro não soube dizer nem quem assumirá seu lugar nem para qual cargo será designado.

Procurado pela reportagem, o secretário-executivo de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, afirmou que o novo nome está em tratativas.

A Folha apurou com fontes policiais que o novo seccional deve ser o delegado Jair Barbosa Ortiz. Até a última quarta-feira (4), ele exercia o cargo de diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A cidade é mesma que Tarcísio apresentou como domicílio para poder se candidatar por São Paulo, já que o governador é nascido no Rio de Janeiro.

Ainda sobre Monteiro, moradores e comerciantes da região central chegaram a criar um abaixo-assinado pedindo a permanência do delegado. Ele seria encaminhado no início deste ano para a gestão Tarcísio.

Reportagem publicada pela Folha em dezembro mostrou que os registros de roubo em parte da região central de São Paulo dispararam em 2022 e atingiram um recorde, superando inclusive os números de 2019, pré-pandemia de Covid.

Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) indicam que o 77° DP (Santa Cecília), que abrange boa parte da região conhecida como cracolândia, acumulou, de janeiro a outubro, seus maiores números de roubo e furto desde 2002, quando teve início a série histórica.

A delegacia, que fica na alameda Glete e até pouco tempo era vizinha de uma concentração de usuários da rua Helvétia, apresentou aumento de 16% na quantidade de roubos e de 27% na de furtos, também comparado o saldo dos dez meses deste ano com o de 2019.

À época, Roberto Monteiro afirmou que os casos não estavam relacionados à dispersão dos usuários de drogas pela cidade.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas