Siga a folha

Descrição de chapéu aeroportos

Cachorro corre pela pista e impacta operações no aeroporto de Guarulhos

Animal foi registrado próximo de um avião em uma das pistas nesta terça-feira (18)

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Murilo Basseto
Aeroin

Um cachorro deu bastante trabalho nesta terça-feira (18) para as equipes do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, ao acessar a área controlada do aeródromo e chegar até a pista de pousos e decolagens. O incidente impactou as operações no local.

O registro do animal e as várias tentativas de resgate foi feito pelo canal Golf Oscar Romeo, no YouTube, que grava em tempo real a movimentação no aeroporto.

De acordo com a gravação, no início da tarde o cão chegou a sair da pista e ir para a área gramada até a cerca perimetral, porém, conseguiu correr de volta para a pista. Por fim, após percorrer grande extensão dela, foi para o pátio do aeroporto.

SÃO PAULO (SP) - 18.6.24 - Cachorro (no destaque) caminha pela pista no aeroporto de Guarulhos, próximo a um avião da Latam - Reprodução/Golf Oscar Romeo via Aeroin

Com isso, nos momentos em que ele estava na pista 28R, as decolagens precisavam ser paralisadas até que a área de segurança voltasse a estar livre para a operação segura dos aviões.

Por volta de 13h, o animal se afastou da pista a ponto de não ser mais visível no alcance da câmera.

Em nota, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, negou que tenha ocorrido interrupções nos pousos e decolagens, apesar do registro, e disse que o animal foi capturado pelas equipes de manutenção.

Em outubro de 2022, as operações no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foram interrompidas por causa de um cachorro na pista.

O incidente ocorreu após o desembarque do animal de de avião da Latam que vinha de Cuiabá e o cão seguiria em outro da empresa para Florianópolis.

O animal correu para o pátio dos aviões e pilotos que se preparavam para decolar foram informados de que era preciso esperar pelo resgate. Ao todo, a pista ficou fechada por seis minutos.

O cachorro, que fugiu do aeroporto, só foi encontrado sete horas depois, à noite, na vizinhança.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas