Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Gabriel Carvalho Câmara (1951 - 2024)

Mortes: Foi símbolo da luta pela educação na Paraíba

Professor Gabriel teve três mandatos como vereador em João Pessoa, capital do estado

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Gabriel Carvalho Câmara fazia questão de ser chamado de professor. Escolhera a profissão ainda na juventude e orgulhava-se dela como poucos.

Após décadas nas salas de aula, resolveu levar essa paixão para a política e defender a educação de seu município natal, João Pessoa, capital paraibana. Sob a alcunha de Professor Gabriel, conquistou três mandatos como vereador pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). O primeiro, conquistado em 2012. O último, em 2020.

Durante seus anos no Legislativo, deixou um legado de dedicação à melhoria das condições educacionais e à luta pelos direitos dos trabalhadores da educação.

Gabriel Carvalho Câmara (1951-2024) - @professorgabriel no Instagram

Entre suas principais bandeiras estavam a climatização das escolas, melhorias salariais para os docentes e a redução da violência no ambiente escolar. Ele também foi um dos principais articuladores na elaboração de um plano de carreira para os professores paraibanos e na implantação de cursos gratuitos preparatórios para vestibulares destinados a alunos de escolas públicas.

Além de seu trabalho legislativo, Professor Gabriel foi um dos fundadores dos sindicatos dos professores de João Pessoa e atuou na diretoria da secretaria de administração da cidade.

Natural do município de Olho D'Água, no interior paraibano, Gabriel morreu na madrugada do dia 27 de maio, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de um infarto. Ele tinha 73 anos, deixa esposa, Mônica, os filhos Thales, Thiago, Thiberio e Gabriela, e o neto Gabriel.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), expressou seu pesar pela morte do vereador.

"Junto comigo, milhares de pessoas reconhecem toda a sua vida pública, sua dedicação como profissional apaixonado pela educação. Ele sempre esteve ao meu lado, trazendo ideias, cobranças e me ajudando a fazer a educação dos sonhos de qualidade. Meus sentimentos aos amigos, familiares e a todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com ele", afirmou.

Colegas de Câmara Municipal também lamentaram a perda, destacando a postura sempre profissional e amigável do Professor Gabriel, mesmo com opositores políticos.

"Não posso deixar de registrar o meu sentimento de pesar aqui neste plenário", declarou o presidente do legislativo Municipal, vereador Dinho Dowsley (PSD), na sessão de segunda-feira (4). "Na vida, a gente deixa o que fez. Desta vida a gente não leva nada, só deixa o exemplo de vida", continuou.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas