Siga a folha

Descrição de chapéu São Paulo

Ex-sócio diz que motorista que atropelou motoboy já tinha usado Porsche para ameaça

Vídeo mostra carro amarelo ao redor de veículo da família de Erinaldo Joaquim dos Santos, que tinha negócio com empresário

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O empresário Igor Ferreira Sauceda, 27, que dirigia o Porsche que atropelou e matou o motoboy Pedro Kaique Ventura Figueiredo, 21, na madrugada desta segunda-feira (29) na avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo, é acusado de utilizar o veículo de luxo para perseguir e ameaçar a família de ex-sócio.

Sauceda foi preso em flagrante por suspeita de homicídio doloso, com dolo eventual e motivo fútil. Nesta terça (30), a Justiça de São Paulo converteu em preventiva (sem prazo) a prisão após audiência de custódia.

De acordo com o advogado Daniel Biral, a família de Erinaldo Joaquim dos Santos, ex-sócio de Sauceda e de sua família, foi perseguida na madrugada do último dia 20, na mesma região onde ocorreu o acidente que culminou na morte do motoboy.

Porsche que atropelou e matou motoboy em São Paulo - TV Globo

"O Igor pegou esse carro [Porsche], esperou essa família sair do negócio deles, que é na mesma rua, na Soares de Barros, e começou a perseguir eles, fechar, frear. Eles gravaram porque a menina ficou muito assustada", afirma Biral.

O veículo da família, um Honda City, era dirigido por Cleusa Silva de Souza, esposa de Santos, que estava no banco de carona, e a filha do casal, Beatriz, estava no banco de trás. Ela fez as filmagens.

"Nós tá [sic] fazendo o caminho de casa e eles provocando a gente, freando pra gente bater. Voltou pro nosso caminho para nos provocar. Já não é mais caminho da casa deles. Lá na frente, a Porsche. Passando no nosso lado, sendo que a casa deles é em outro local", diz Beatriz na gravação.

O advogado afirmou que as ameaças de morte e intimidação começaram em 2021, mas foram intensificadas neste ano, após Santos e seu sócio Carmenon de Jesus Silva ingressarem com ação judicial em março pedindo reconhecimento da sociedade no bar Beco do Espeto. O valor inicial da causa é de R$ 1,4 milhão.

Segundo advogado, no dia 14 de junho, houve registro de boletim de ocorrência no 15º DP (Itaim Bibi) por ameaça de morte.

"Ele [Santos] mantém estacionamento e um bar na mesma rua do Beco do Espeto, eles passam na frente, provocam, xingam, fazem ameaças de morte", relata.

Denúncia de agressão foi registrada em 2021

Santos e Silva montaram, por volta de 2006, uma sociedade para abrir uma empresa de estacionamentos e prestavam serviços para vários estabelecimentos na região do Itaim Bibi, na zona oeste. Eles alugaram sete terrenos na região e prestavam serviços de valet.

De acordo com o advogado e com o processo judicial, por volta de 2010, Santos e Silva contrataram Fernando Sauceda, pai do condutor do Porsche, e mais um funcionário como manobristas. Em 2015, Fernando e o outro funcionário pediram uma construção que existia dentro de um desses terrenos para abrir uma lanchonete. Segundo, o advogado, Santos e Silva se tornaram sócios dessa lanchonete, que foi crescendo.

Porém, durante a pandemia, Santos e Fernando brigaram porque Fernando queria manter o funcionamento, mas Santos queria seguir as regras sanitárias impostas na época.

Até que em 2021, ainda segundo relato do advogado, Fernando, junto do motorista do Porsche e outro filho, teriam agredido Santos e o ameaçado de morte. Foi registrada uma ocorrência em 15 de fevereiro de 2021 por lesão corporal e ameaça, sobre esse episódio.

A ação judicial está em andamento e ainda não tem decisão.

A Folha entrou em contato no escritório do advogado Carlos Bobadilla, que defende Igor Sauceda, mas ele não estava. Não houve posicionamento até a publicação deste texto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas