Siga a folha

Descrição de chapéu Aeroporto de Guarulhos

Falha em sistema de navegação afeta operação do aeroporto de Guarulhos

Problema, que começou pela manhã, só foi normalizado por volta das 16h desta quinta-feira (29)

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma falha de sistema de navegação afetou a operação de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, desde a manhã desta quinta-feira (29). A situação só foi normalizada por volta das 16h.

Segundo a concessionária GRU Airport, o problema causou atrasos pontuais nas decolagens, e companhias registraram cancelamentos. O balanço de voos afetados não foi informado até a publicação deste texto.

"Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é especifico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentam atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos", afirmou a empresa no início da tarde.

Passageiros observam painel de voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Danilo Verpa - 20.dez.2022/Folhapress

De acordo com a concessionária, os sistemas do aeroporto e de navegação aérea operaram normalmente, mas os planos de contingência tiveram de ser acionados acionados.

O GNSS é um sistema de posicionamento por satélite, assim como o norte-americano GPS, segundo o especialista em segurança de voo Roberto Peterka. "Basicamente, ele pode usar outras redes de navegação aérea, não apenas a norte-americana." Entre os outros sistemas, segundo o especialista, estão o BeiDou (BDS), da China, o europeu Galileu e o GLONASS, da Rússia.

Uma das companhias afetadas, a Gol afirmou, em nota, que cancelou voos com origem ou destino em Guarulhos, além de registrar atrasos.

"Devido à contingência, a Companhia também tem registrado atrasos na sua operação no aeroporto. Todos os Clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança", diz o comunicado.

A Azul disse que cancelou quatro voos —um com destino a Cuiabá e outro que saiu da capital mato-grossense para Guarulhos., e outros dois entre a cidade da região metropolitana e o aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Os clientes afetados, segundo a companhia, seriam reacomodados em outros voos.

Já a Latam afirmou que a operação foi normalizada após atrasos em decolagens durante a manhã.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas