Siga a folha

'Desconectados', documentário da Folha, é exibido no Rio nesta quarta (21)

Produção sobre a educação na pandemia terá sessão gratuita às 20h no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Rio de Janeiro recebe nesta quarta-feira (21) a pré-estreia de "Desconectados", documentário da Folha sobre educação na pandemia.

A exibição ocorre, gratuitamente, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo (Praia de Botafogo, 316). Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

O longa-metragem aborda os desafios e esforços de estudantes, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. As gravações foram realizadas na capital federal.

Cena do documentário 'Desconectados', da Folha, que aborda como foi a educação na pandemia - Pedro Ladeira/Folhapress

Produzido com parceria do Instituto República, "Desconectados" teve a primeira exibição em agosto, no Espaço Itaú de Cinema de São Paulo, e já passou em Brasília e Salvador.

A capital baiana recebeu o filme nesta terça (20), no Cine Metha Glauber Rocha. A sessão, com lotação completa, integrou os 50 anos do programa de pós-graduação em educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Ao fim do filme, houve um debate que contou com os professores da UFBA Rubenilda Sodré, Rodrigo Pereira e Nelson Pretto, que liderou a realização em Salvador.

"Ver coletivamente 'Desconectados', leitura cinematográfica de uma realidade que vivemos intensamente, foi uma oportunidade sem igual para nós, professores e alunos de uma instituição pública que forma professoras. A formação docente precisa sempre ir além dos espaços formais das salas de aulas e dos conteúdos específicos das matérias. Esse além inclui trazer para os processos formativos todas as linguagens e suportes", disse o professor Nelson Pretto.

O filme é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.

O filme ainda tem exibições agendadas em Brasília, às 11h no dia 24 (onde também haverá um debate), e em Belo Horizonte, no dia 27, às 20h.

Este é o segundo longa-metragem produzido pela Folha. Em 2014, o jornal lançou "Junho - O Mês que Abalou o Brasil", dirigido por João Wainer, sobre as manifestações que tomaram o país no ano anterior.

No último sábado (17), houve uma sessão seguida de debate na capital paulista, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca. Essa exibição foi incluída na programação do Clube do Professor, projeto do espaço voltado para educadores e comandado por Patrícia Durães.

Pré-estreia de 'Desconectados' no Rio de Janeiro

Avaliação:
  • Quando: Nesta quarta, 21/9, às 20h
  • Onde: Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo)
  • Preço: Grátis. Ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão

'DESCONECTADOS'

Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas