"Estamos em meio a uma pandemia, em que a vida das pessoas corre risco e a primeira coisa que a educação pensa é em mandar tarefa para casa. Pararam para pensar que talvez essa criança não tenha o que comer, que a família tenha perdido emprego e renda?"
A indagação é feita pela educadora Gina Vieira Ponte, professora de português na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, durante o documentário "Desconectados", cuja pré-estreia ocorreu nesta segunda-feira (22) no Espaço Itaú de Cinemas, na rua Augusta, região central de São Paulo.
Na próxima quarta (24), o longa será exibido no Espaço Itaú de Cinemas em Brasília, às 20h, também com sessão gratuita. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.
O longa retrata os desafios e esforços de estudantes, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. Sua estreia está prevista para o dia 26 de setembro.
O filme é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.
Ladeira conta que o projeto nasceu de uma angústia dos alunos das escolas públicas.
"Sentimos a necessidade em dar voz a esses alunos, professores e pessoas envolvidas nesse processo", diz ele. "O nosso principal objetivo é contribuir nesse debate para pensar na educação na pandemia, que só explicitou e aumentou uma desigualdade já histórica."
Para Saldaña, o projeto aborda uma época inédita tanto na história brasileira quanto na mundial. "A escola não é só um lugar em que se aprende, é um local que faz parte da identidade das crianças e desses adolescentes."
O jornalista afirma que, durante a crise sanitária, temas como a saúde, a fome e a pobreza tiveram prioridade nos debates públicos. Porém, a seu ver, a educação ficou em segundo plano. "Ainda vamos viver por muito tempo o impacto que a pandemia teve e esperamos que o documentário colabore com as tomadas de decisões que virão."
O Brasil foi um dos países com maior tempo de escolas fechadas durante a pandemia. No longa, mostra-se percurso entre o fechamento e o retorno às aulas.
A cineasta Ana Graziela Aguiar relata ainda que é comum que, ao falar em pessoas desconectadas, relacionemos àqueles que vivem longe dos grandes centros urbanos. "Mas, conseguimos provar que essa realidade está presente a 30 quilômetros de Brasília, onde crianças e adolescentes têm dificuldades de acesso à internet."
Roberto de Oliveira, editor de Projetos Especiais & Parcerias, afirma que o documentário resulta do empenho dos diretores do documentário, da TV Folha e de parceiros, que apoiam as iniciativas editoriais do Grupo Folha.
"Desconectados" contou com a parceria com o Instituto República. Fundada em 2016 no Rio de Janeiro, a entidade atua na pauta da melhoria da gestão de pessoas do serviço público brasileiro.
Guilherme Coelho, fundador do instituto, relembra que 83% da educação básica no Brasil é pública. "O documentário nos permite entrar nos personagens e é uma oportunidade de conhecermos e se humanizar mais com os profissionais da educação no Brasil."
Entre os temas que o filme debate estão as adversidades enfrentadas por crianças e adolescentes no cotidiano da pandemia e a persistência e esperança de pais e educadores.
O projeto também retrata a ansiedade com o Enem, o drama do abandono e as consequências emocionais do período.
Professor do Centro Educacional São Francisco, Conrado Henrique Costa conta no documentário que demorou algumas semanas para entender o ritmo do pós-pandemia, quando ainda havia restrições dentro das salas de aula. "Na primeira semana, eu entrei comprometido para fazer o máximo no mínimo tempo. Mas caiu a ficha que eles estão com um mal-estar generalizado, de depressão, solidão, medo, ansiedade, insegurança. Vários transtornos que eles apresentavam do seu jeito, quietos, calados. Agora é algo generalizado, uma apatia."
'DESCONECTADOS'
Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco
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