Descrição de chapéu Enem

'Desconectados', documentário da Folha, tem pré-estreia e debate em Salvador na terça (20)

Sessão começa às 19h30 no Cine Metha Glauber Rocha, no centro; haverá debate com docentes da UFBA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Será realizada nesta terça-feira (20) a pré-estreia em Salvador de "Desconectados", documentário da Folha sobre educação na pandemia. A sessão será seguida de um debate com docentes da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e parte dos realizadores do filme.

A exibição ocorre, gratuitamente, às 19h30 no Cine Metha Glauber Rocha, na praça Castro Alves, centro da capital baiana. Os ingressos, que são limitados, serão distribuídos uma hora antes do início da sessão.

Cena do documentário 'Desconectados' mostra Juliane do Carmo Ferreira e sua filha Ana Júlia na estrada, único lugar perto de sua casa com sinal de celular
Cena do documentário 'Desconectados' mostra Juliane do Carmo Ferreira e sua filha Ana Júlia na estrada, único lugar perto de sua casa com sinal de celular - Pedro Ladeira/Folhapress

O longa-metragem aborda os desafios e esforços de estudantes, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. As gravações foram realizadas na capital federal.

Produzido com parceria do Instituto República, "Desconectados" teve a primeira exibição em agosto, no Espaço Itaú de Cinema de São Paulo, e já teve exibição em Brasília.

Essa pré-estreia em Salvador foi incluída nos comemorativos dos 50 anos do programa de pós-graduação em educação da UFBA. O debate sobre o filme contará com os professores da UFBA Nelson Pretto, Rubenilda Sodré e Rodrigo Pereira.

Estudioso de temas como educação e internet, Nelson Pretto oferece neste semestre a disciplina educação e pandemia. "Precisamos de uma longa reflexão sobre o que aconteceu, sobre o que alunos e professores viveram e qual a perspectiva de futuro para a educação", diz ele.

O filme é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.

Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar participam do encontro com os professores da UFBA. Estudantes da universidade foram convidados para a sessão.

No dia seguinte, 21 de setembro, é a vez da pré-estreia no Rio de Janeiro, "Desconectados" será exibido na quarta (21) no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. O filme começa às 20h.

O filme ainda tem exibições agendadas em Brasília, às 11h no dia 24 (onde também haverá um debate), e em Belo Horizonte, no dia 27, às 20h.

Este é o segundo longa-metragem produzido pela Folha. Em 2014, o jornal lançou "Junho - O Mês que Abalou o Brasil", dirigido por João Wainer, sobre as manifestações que tomaram o país no ano anterior.

No último sábado, dia 17, houve uma sessão seguida de debate na capital paulista, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca. Essa exibição foi incluída na programação do Clube do Professor, projeto do espaço voltado para educadores e comandado por Patrícia Durães.

A estudante Júlia Reinheimer participou do bate papo e falou tanto sobre sua experiência em participar do filme quanto sobre como tem seguido sua vida escolar.

"Estou fazendo ciências sociais porque quero lecionar em algum momento da minha vida", disse ela,
aluna da UnB (Universidade de Brasília).

Um dos temas abordados no encontro foram as perdas na aprendizagem para uma geração de estudantes em razão da pandemia. Para a diretora do Instituto República, Wajnman Lima,há um longo caminho a ser percorrido nessa retomada, mas a recuperação é possível.

"Se a gente partir do pressuposto que essa é uma geração perdida, aí que vira aquela profecia autorrealizável. Acho que definitivamente não é esse o caso", disse Helena.

'DESCONECTADOS'

Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco

EXIBIÇÕES DE PRÉ-ESTREIA

Salvador

Rio de Janeiro

Brasília

Belo Horizonte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.