Siga a folha

Governo vai recontar número de mortos por Covid-19, diz secretário da Saúde

Carlos Wizard, novo secretário da pasta, disse que os dados atuais são 'fantasiosos ou manipulados'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | UOL

Carlos Wizard, novo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, disse nesta sexta-feira (5) que o Ministério da Saúde deve recontar o número de mortes causadas pelo novo coronavírus.

Sem apresentar provas, ele disse que os dados atuais são "fantasiosos ou manipulados" e que um balanço atualizado deve ser publicado em um mês.

O empresário Carlos Wizard, durante entrega de prêmio, em SP - Zanone Fraissat - 03.dez.2019/Folhapress

"Eu acredito que vai ter um dado mais real, porque o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado", disse Wizard ao jornal O Globo. No entanto, o empresário não explicou por que acredita que os números já divulgados não seriam confiáveis.

Hoje, o Brasil registrou mais 1.005 mortes causadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas. No total, o país já soma 35.026 óbitos confirmados; porém, especialistas apontam que esses números podem ser inferiores aos reais, já que há subnotificação.

Mesmo assim, Carlos Wizard acredita que os óbitos seriam, na verdade, menores do que indicam os dados atuais. Ele alega que mortes causadas por outras enfermidades podem ter sido registradas como Covid-19 para que os municípios tivessem um "orçamento maior”.

"Tinha muita gente morrendo por outras causas, e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como Covid. Estamos revendo esses óbitos", afirmou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas