Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Pfizer deve ter vacina contra ômicron até março

Chefe da farmacêutica afirma, porém, que não sabe ainda se versão será mesmo usada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nova York | AFP

O laboratório americano Pfizer espera ter uma vacina contra a Covid-19 adaptada à variante ômicron pronta até março, informou o chefe da farmacêutica nesta segunda-feira (10).

"Não sei se vamos precisar, não sei se será usado ou como, mas estaremos prontos. A fábrica já começou a produzir", disse Albert Bourla ao canal financeiro CNBC.

Bourla indicou no final de novembro que sua empresa já havia começado a trabalhar em uma nova versão da vacina destinada mais especificamente a conter a variante ômicron.

Profissional da saúde mostra doses de vacina contra a Covid, em Santiago, no Chile - Javier Torres - 10.jan.22/AFP

"Esperamos apresentar um produto que proteja mais contra infecções, porque a proteção contra hospitalizações e casos graves é bastante razoável com as vacinas atuais se você recebeu a terceira dose", explicou Bourla nesta segunda.

No entanto, são necessários mais estudos para determinar se uma quarta dose é necessária, acrescentou. Na semana passada, Chile e Israel aprovaram aplicação da quarta dose da vacina contra Covid em imunossuprimidos.

O diretor-geral do laboratório americano Moderna, Stéphane Bancel, indicou que a empresa trabalha em uma dose de reforço para este outono também destinada a atacar a ômicron e que deverá entrar "em breve" na fase de ensaios clínicos.

Uma dose de reforço da vacina da Janssen se mostrou 84% eficaz na prevenção de hospitalizações de profissionais de saúde sul-africanos que foram infectados durante a disseminação da variante ômicron.

Por causa da nova cepa, o mundo vem registrando números próximos a 2 milhões de casos por dia, quantidade muito superior à das ondas anteriores da doença.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas