Siga a folha

Médico prevê Neymar fora por três meses e retorno próximo à Copa

Médico da seleção diz que jogador vai se recuperar a tempo da Copa do Mundo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Principal jogador do Brasil e atleta mais caro do futebol mundial, Neymar deverá voltar a jogar partidas de futebol menos de um mês antes da Copa do Mundo. A previsão é do médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, que na manhã de sábado (3) vai operar o atacante.

No domingo (23), Neymar fraturou o quinto osso metatarso do pé direito no final do clássico contra o Olympique de Marseille, pelo Campeonato Francês.

Neymar se desloca de cadeira de rodas pelo Galeão, no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram

“A recuperação leva de dois meses e meio a três meses. Neymar está triste, mas entende que não tem alternativa agora”, afirmou Rodrigo Lasmar.

A última rodada do Nacional da França termina no dia 19 de maio. Se a recuperação seguir o melhor prognóstico de Lasmar, o jogador conseguirá entrar em campo pelo Paris Saint-Germain na final da Liga dos Campeões da Europa, marcada para o dia 26 de maio, em Kiev.

Para isso, o time francês terá que conseguir a vaga na terça-feira (6) na França. O PSG precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença o Real Madrid após ser derrotado por 3 a 1, na semana passada. 
Sem o PSG na decisão do torneio europeu, o atacante só voltará a jogar uma partida na reta final do período de preparação da seleção para a Copa da Rússia.

No início de junho, o time de Tite estará encerrando os treinamentos em Londres, onde fará uma escala de cerca de dez dias antes de chegar na Rússia. A equipe prevê a realização de dois amistosos no período de preparação para o Mundial

A estreia do Brasil no Copa será contra a Suíça, no dia 17 de junho. A delegação se apresentará na Granja Comary, no dia 21 de maio.

O coordenador de seleções, Edu Gaspar, acompanhou Neymar na viagem de Paris para o Brasil, onde ele chegou na manhã de quinta (1º). 

“Ele está obviamente chateado por ficar fora da série de jogos importantes do Paris [Saint-Germain] e da seleção”. “Mas ele está com a cabeça boa para fazer um bom tratamento e se recuperar o quanto antes”, disse Gaspar.

No próximo dia 12, Tite convoca os jogadores para os amistosos com a Rússia, 23 de março, e Alemanha, em 27.

CIRURGIA

Neymar deverá chegar na tarde desta sexta-feira (2) em Belo Horizonte. Ele seguirá para o Hospital Mater Dei, onde será submetido a cirurgia no sábado (3), às 9h. 

Chamado de osteossíntese, o procedimento é feito com a colocação de um parafuso que aproxima os fragmentos do osso separados pela fissura para facilitar a cicatrização. 

O médico francês Gerard Saillant, 72, vai acompanhar a cirurgia do atacante Neymar em Belo Horizonte. Ele será o representante do Paris Saint Germain nos primeiros dias de recuperação do atleta no país. 

Presidente e fundador do Instituto do Cérebro e da Medula Espinhal, referência mundial em ortopedia e traumatologia, o médico foi o responsável pela delicada cirurgia submetida em Ronaldo em 2000.

Na época, o ex-jogador rompeu totalmente o tendão patelar na tentativa de um drible em uma partida na Itália.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas