Siga a folha

Com gol de Bruno Peres, São Paulo vence e se mantém no topo do Brasileiro

Time tricolor passou a somar 45 pontos, sem chance de ser alcançado na tabela

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Numa manhã fria e nublada de domingo (26), mais de 57 mil torcedores encheram o estádio do Morumbi para acompanhar a vitória do São Paulo sobre o Ceará por 1 a 0 pelo Brasileiro.

O gol foi marcado por Bruno Peres, aos 32 minutos do segundo tempo, após grande jogada de Reinaldo.

O resultado mantém o time na liderança, agora com 45 pontos, três a mais do que vice-líder Internacional.

O São Paulo volta a campo pelo Nacional no próximo domingo (2), quando enfrenta o Fluminense, em casa.

Bruno Peres comemora o gol que definiu a vitória são-paulina - Paulo Whitaker/Reuters

A torcida são-paulina, empolgada com o desempenho do time compareceu em peso. Segundo o clube, o estádio recebeu 57.323 pessoas. Cadeiras vazias, só no espaço destinado à torcida do Ceará.
Vindo de um empate em 1 a 1 com o lanterna Paraná na quarta (22), o time tricolor tinha em casa a chance de somar mais três pontos.

O adversário deste domingo era outra equipe da zona de rebaixamento. 

No entanto, assim como na rodada anterior, isso acabou sendo uma dificuldade.

O Ceará foi ao Morumbi claramente para se defender.

Se a maneira de jogar do São Paulo, com um sólido setor defensivo, pouca posse de bola e de ataques rápidos e precisos, lembra à do Corinthians campeão brasileiro do ano passado, as dificuldades também são similares.

O arquirrival, comandado pelo então técnico Fábio Carille, teve problemas, principalmente no segundo turno, com equipes da parte debaixo da tabela, como o Vitória e os rebaixados Atlético-GO e Ponte Preta, por exemplo.

O Corinthians teve que ter mais posse de bola e propor o jogo e acabou derrotado pelas três equipes citadas, que jogavam muito fechadas e exploravam os contra-ataques.

Placar do Morumbi homenageia Otavio Frias Filho antes do início da partida entre São Paulo e Ceará. O diretor de Redação da Folha morreu na última terça (21), vítima de um câncer originado no pâncreas   - Miguel Schincariol/Folhapress

Na atual edição do Brasileiro, o São Paulo tem 48% de média de posse de bola por partida. No empate contra o Paraná teve 58,5% durante o segundo tempo, quando pressionou o adversário, mas não traduziu o domínio em gols.

A equipe do técnico Diego Aguirre parecia seguir pelo mesmo caminho na partida contra o Ceará, quando teve a bola por 59% do tempo.

Não dá para negar que o time do Morumbi foi superior e que praticamente não foi ameaçado, mas sofreu para marcar. Foram 16 finalizações para fazer um gol.

O Ceará se manteve atrás durante toda a partida. Quando tinha a bola, o time preferia tocar de lado, sem pressa, quando não abusava da cera para repor a bola em jogo ou cobrar faltas e escanteios.

Toda essa demora deixou os torcedores são-paulinos impacientes. As arquibancadas do Morumbi durante o segundo tempo já não reproduziam a empolgação de antes da partida e dos minutos iniciais de jogo.

Numa das poucas vezes que se mandou ao ataque, cedeu espaço para o São Paulo fazer o que mais gosta: contra-atacar em velocidade.

O time paulista só não abriu placar após arrancada de Éverton porque o lateral esquerdo Reinaldo errou a passada e foi travado antes de concluir para o gol, aos 13 min do segundo tempo.

Apesar do erro, Reinaldo, que faz grande temporada, foi fundamental para a vitória. Aos 32 minutos da segunda etapa,driblou três adversários e tocou para Diego Souza ajeitar para o lateral Bruno Peres fazer o gol da vitória.

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas