Siga a folha

Tite reclama de gramado ruim e chama estado do campo de 'absurdo'

Treinador levanta voz para cobrar 'alto nível' após triunfo na Arena do Grêmio após classificação nos pênaltis

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Porto Alegre

Tite começou a entrevista que concedeu após a vitória nos pênaltis do Brasil sobre o Paraguai, nesta quinta-feira (27), à sua maneira habitual, com respostas longas e frases truncadas. Quando foi questionado sobre as jogadas pelos lados do campo da seleção, viu a oportunidade perfeita para fazer uma queixa que tinha evitado fazer publicamente antes do jogo.

"Agora, posso falar. É absurdo. Absurdo", disse o treinador, separando as sílabas para falar sobre a qualidade do gramado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. "É absurdo, em um futebol de alto nível, ter um campo com tamanha dificuldade para jogar. O futebol de alto nível não concebe esse tipo de gramado. Não estou justificando nada. Estou falando da qualidade do espetáculo."

O técnico da seleção brasileira, Tite, gesticula durante o jogo entre Brasil e Paraguai, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre - Diego Vara - 27.jun.2019/Folhapress

O campo era uma preocupação antes mesmo das quartas de final da Copa América. Messi e Suárez estiveram entre aqueles que se queixaram do terreno de jogo, o que fez Tite visitar o local na última segunda-feira (24). Ele não gostou do viu e ficou ainda mais irritado ao retornar na terça (25) e ver que o grupo de funcionários não tinha sido reforçado.

"É inconcebível eu vir aqui, olhar o gramado e ver que tem cinco pessoas trabalhando, uma delas de folga. No dia seguinte, eram as mesmas cinco pessoas. É justo que nos cobrem acerto de passe e finalização, é um direito. O técnico tem que responder e dar a cara. Cada um tem uma responsabilidade. O atleta é cobrado por mim. Mas me deem condições de campo. Estava brabo. Ali, estava brabo”, afirmou o técnico.

De acordo com o comandante verde-amarelo, os mais prejudicados foram os atletas que atuam na faixa central, com marcadores mais próximos, casos de Arthur, Philippe Coutinho e Roberto Firmino. Como “era preciso dar dois, três toques na bola” para fazer o domínio, todo o trabalho de articulação era freado.

Campo à parte, Tite disse que o triunfo nos pênaltis após empate por 0 a 0 "foi muito mais do que merecido". Com a vitória por 4 a 3 nos tiros da marca penal, o Brasil se credenciou a enfrentar Argentina ou Venezuela na próxima terça-feira (2), no Mineirão, em Belo Horizonte, onde espera encontrar um campo melhor.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas