Siga a folha

Descrição de chapéu Copa América

'Sem VARgonhas', diz jornal argentino sobre arbitragem na Copa América

Argentinos reclamam de dois pênaltis não marcados no segundo tempo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No dia seguinte à derrota para o Brasil, o jornal argentino esportivo Olé estampou em sua capa críticas à arbitragem e ao VAR (árbitro assistente de vídeo), que disseram ter sido o "fracasso" nesta Copa América.

"Sem VARgonhas: outro papelão da arbitragem, fracasso da Copa América: não revisaram dois pênaltis claros para a Argentina", diz a chamada. Em seguida, o veículo repercute a declaração de Lionel Messi, que também viu favorecimento ao Brasil. “Se cansaram de marcar idiotices e hoje não consultaram o VAR", disse o camisa 10.

Segundo os argentinos, o árbitro equatoriano Roddy Zambrano deveria ter marcado a penalidade máxima em dois lances: um sobre Agüero e outro sobre Otamendi, ambos no segundo tempo.

Outro veículo do país a criticar a arbitragem e a falta de revisão dos lances foi o Clarín.

"O VAR chegou para evitar injustiças desportivas. E até agora havia sido impecável o uso da tecnologia na Copa América. [...] Porém, desta vez ele falhou. Não ajudou a um árbitro permissivo, a quem a partida lhe escapou às mãos", escreveu.

Lances contestados

  1. Brasil 2-0 Argentina

    Argentinos reclamaram que VAR não foi acionado em lance que Sergio Agüero teria sofrido pênalti de Daniel Alves. Na sequência, saiu o segundo gol brasileiro. Também contestam a não marcação de outro pênalti no fim da partida, também não revisado pelo árbitro de vídeo.

  2. Uruguai 0-0 Peru

    Uruguai teve três gols anulados na partida, Um deles, em que Cavani não parece estar impedido, foi cancelado com o uso do VAR. Jogadores uruguaios reclamaram muito após a eliminação nos pênaltis.

  3. Brasil 0-0 Venezuela

    Brasil teve dois gols anulados após consulta no VAR e jogadores brasileiros contestaram as duas marcações por impedimento.

O Brasil, que venceu a Argentina, disputará a final do torneio continental no próximo domingo (7) no Maracanã, às 17h. Enfrentará o vencedor do confronto entre Chile e Peru.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas