Siga a folha

Descrição de chapéu Tóquio 2020

Senegal e COI decidem adiar Olimpíada da Juventude de 2022 para 2026

Evento que acontecerá em Dacar foi afetado pelo adiamento dos Jogos de Tóquio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governo de Senegal e o Comitê Olímpico Internacional chegaram a um acordo para o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar. Em comunicado publicado nesta quarta-feira (15), o COI informou que o evento, inicialmente marcado para 2022, acontecerá em 2026.

O anúncio surge como consequência do adiamento da Olimpíada de Tóquio, atrapalhada pela pandemia de Covid-19 e remarcada para 2021.

Os anéis olímpicos em frente à sede do COI, em Lausanne, na Suíça - Denis Balibouse - 24.mar.2020/Reuters

A mudança dos Jogos no Japão forçará a readequação de todo o calendário olímpico de competições e eventos.

"O adiamento de Dacar-2022 permite ao COI, aos Comitês Olímpicos Nacionais e às Federações Internacionais um melhor planejamento de suas atividades, as quais foram muito afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o subsequente adiamento dos principais eventos esportivos internacionais e pelas consequências operacionais e financeiras da crise sanitária global", diz a nota publicada pelo COI em seu site.

"Eu gostaria de reiterar que o COI tem meu total apoio para a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude, adiados para 2026. Aproveito esta oportuniade para reafirmar a minha confiança na diretoria executiva e receber o comprometimento de suas equipes, trabalhando lado a lado conosco, para fazer de Dacar-2026, o primeiro evento olímpico na África, uma ocasição memorável e de sucesso", afirmou o presidente senegalês, Macky Sall.

O adiamento do evento foi aprovado pela diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional e será ratificado pela entidade na sexta-feira (17).

Os Jogos Olímpicos da Juventude são uma espécie de evento-laboratório do COI. Sua última edição, em 2018, foi realizada em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil terminou a competição com 13 medalhas (2 ouros, 4 pratas e 7 bronzes), mesmo número de Nanquim-2014, na China.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas