Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Após bater líder, Corinthians busca nova vitória contra lanterna do Brasileiro

Equipe alvinegra ainda não conseguiu vencer duas partidas seguidas no torneio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Passadas 25 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Corinthians não conseguiu obter ainda uma sequência simples, de duas vitórias consecutivas.

Nesta segunda-feira (21), no fechamento da 26ª rodada, o time alvinegro enfrentará o lanterna Goiás, às 20h, na Neo Química Arena (com transmissão do SporTV, menos para São Paulo), uma semana após vencer o clássico com o líder São Paulo, por 1 a 0.

O triunfo diante do rival fortaleceu um bom momento da equipe corintiana no Nacional. Está invicta há quatro partidas, com duas vitórias (São Paulo e Coritiba) e dois empates (Grêmio e Fortaleza).

A série foi importante para afastar o Corinthians da parte de baixo da classificação e permitir que passasse a almejar objetivos maiores na competição, como uma vaga na Libertadores.

Essa foi a meta traçada por Vagner Mancini após o time ter superado São Paulo. "Essa vitória nos dá a possibilidade de sonhar um pouco mais no campeonato. Estamos distantes do grupo da frente, mas vamos buscar jogo a jogo", afirmou o treinador.

Desde a chegada dele, na primeira quinzena de outubro, o Corinthians acumula 60% de aproveitamento no torneio, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Foram nove gols marcados e nove sofridos. A equipe soma 33 pontos e está na 11ª colocação.

Otero comemora seu gol na partida entre Corinthians e São Paulo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Quando Mancini assumiu o time, na 16ª rodada, os corintianos estavam em 17° na posição, na zona de rebaixamento, então sob o comando de Dyego Coelho, com 15 pontos.

Com Coelho, o aproveitamento geral do Corinthians foi de 28,5%. Em sete jogos, todos pelo Brasileiro, o time acumulou três derrotas, três empates e uma vitória.

Um rendimento pior, inclusive, do que o de seu antecessor, Tiago Nunes. Contratado em dezembro de 2019, ele assumiu no início deste ano e registrou 47,4% de aproveitamento, em 26 jogos, com nove vitórias, dez empates e sete derrotas —no período, foi vice-campeão Paulista e amargou uma queda precoce na Libertadores, na segunda eliminatória antes da fase de grupos.

Além do Nacional, Vagner Mancini também comandou o Corinthians em dois jogos pela Copa do Brasil, na fase de oitavas de final, quando o clube foi eliminado pelo América-MG após uma derrota e um empate.

Com as partidas pelo mata-mata, o aproveitamento do técnico na equipe até o momento cai para 52%.

Para o confronto contra o Goiás, Mancini será forçado a fazer mudanças na formação da equipe. Cantillo sofreu um estiramento no músculo adutor da coxa direita e não poderá atuar.

Xavier e Camacho são os principais candidatos à vaga do volante colombiano. Roni também disputa, e Mancini disse que pode optar ainda por um armador.

No ataque, o treinador também deverá promover uma mudança, uma vez que Jô cumpriu suspensão no clássico e volta a ficar à disposição para a vaga ocupada por Léo Natel.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas