Descrição de chapéu Futebol Internacional

Nigeriano brilha, Atalanta derruba invencibilidade do Leverkusen e conquista Liga Europa

Time italiano conquista seu primeiro título europeu com três gols de Ademola Lookman

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Seis décadas depois de conquistar o primeiro e até então único título de sua história, a Atalanta deu fim ao incômodo jejum nesta quarta-feira (22), ao superar o Bayer Leverkusen e ganhar a Liga Europa.

Na decisão disputada em Dublin, na Irlanda, a equipe italiana desbancou o favoritismo do atual campeão alemão e venceu por 3 a 0, com três gols do nigeriano Ademola Lookman —dois na primeira etapa, aos 12 e aos 26 minutos, e um no segundo tempo, aos 30.

Embora tenha chegado à final com resultados expressivos, como eliminar o Liverpool nas quartas de final e o Olympique, na semifinal, o time de Bergamo era considerado azarão na disputa com os alemães.

Atalanta recebe a taça pela conquista da Liga Europa
Atalanta recebe a taça pela conquista da Liga Europa - Paul Childs/Reuters

Além de disputar uma final de um torneio europeu pela primeira vez, o único troféu expressivo da história da Atalanta havia sido registrado na década de 60, quando venceu a Copa da Itália, na temporada 1962-63.

Do outro lado, o Leverkusen buscava o bicampeonato continental. Campeão em 1987-88, quando a competição ainda era chamada de Copa da Uefa, o clube vinha embalado pela inédita conquista da Bundesliga, com uma campanha invicta, de 28 vitórias e seis empates.

Considerando toda a temporada do elenco dirigido pelo espanhol Xabi Alonso, a invencibilidade era de 51 jogos, a terceira maior da história do futebol europeu, somente atrás do Celtic (62 jogos de 1915 a 1917) e do Saint-Gilloise (60 jogos entre 1933 e 1935).

A última derrota do Bayer em um jogo oficial havia sido na última rodada da Bundesliga da temporada passada, quando foi goleado pelo Bochum.

Jogadores da Atalanta comemoram gol marcado por Ademola Lookman
Jogadores da Atalanta comemoram gol marcado por Ademola Lookman - Molly Darlington/Reuters

Tudo isso acabou superado pela postura dos italianos, que passaram os primeiros 30 minutos da decisão com uma marcação sob pressão, no campo de ataque. Além de impedir o avanço dos alemães, a tática serviu para criar boas oportunidades de gols, bem aproveitadas por Lookman, aos 12 e aos 26.

O faro apurado do nigeriano ajudou a Atalanta a construir uma boa vantagem para voltar para o segundo tempo com a possibilidade de administrar o jogo e só buscar o ataque em situações seguras. Deu certo, e o próprio atacante nigeriano conseguiu marcar mais um para fechar a conta, aos 30, confirmando o título para o clube de Bergamo.

A alegria desta quarta-feira também apaga a decepção da final perdida pela Atalanta há uma semana, na disputa da partida decisiva da Copa da Itália contra a Juventus.

O Bayer Leverkusen, por sua vez, ainda tem a chance de conquistar mais uma taça nesta temporada. No sábado, o time buscará a vitória contra o Kaiserlautern, da 2ª divisão, na final da Copa da Alemanha, em Berlim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.