Siga a folha

Descrição de chapéu Mundial de Clubes 2020

Abel Ferreira valoriza disputa do Palmeiras pelo terceiro lugar do Mundial

Técnico deve mudar o time para enfrentar o Al Ahly nesta quinta (11)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Abel Ferreira costuma repetir em suas entrevistas que um time deve ter 24 horas para festejar uma vitória ou lamentar uma derrota. Depois desse tempo, é o momento de seguir em frente.

Ainda que a disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes da Fifa não fosse a meta inicial do treinador do Palmeiras, ele agora valoriza o duelo contra o Al Ahly (EGI) nesta quinta (11), às 12h, no Qatar (o SporTV transmitirá a partida).

"Não era o que queríamos, mas é onde estamos", afirmou o técnico português. "A mim, sempre ensinaram que é melhor ficar à frente do que atrás, então vamos lutar pelo terceiro lugar."

Para o duelo contra os egípcios, Abel pretende fazer mudanças na equipe que acabou derrotada diante do Tigres (MEX), no domingo (7), pela semifinal, por 1 a 0. Segundo o treinador, cada setor do time poderá ter uma ou duas mudanças.

"Tivemos nove jogos em dezembro, dez em janeiro, dois em fevereiro, portanto, nesses jogos, eu acho que raramente eu repeti o mesmo time. Para mim, a circunstância é a mudança", disse o técnico.

O comandante não citou nomes de quem pretende poupar no duelo. Contra os mexicanos, o Palmeiras jogou com a seguinte formação: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano.

Todos, exceto o goleiro, tiveram atuações abaixo do que vinham apresentando, especialmente os meio-campistas. Alguns, como Gabriel Menino, pareciam nervosos pelo caráter decisivo do confronto. Outros, como Zé Rafael e Danilo, estavam desatentos, errando muitos passes.

Na defesa, Marcos Rocha e Luan também sofriam para marcar os homens de frente do Tigres —o zagueiro do time alviverde, inclusive, foi quem cometeu o pênalti sobre González, que resultou no gol do jogo.

Abel também espera por uma partida difícil contra o Al Ahly. "É um time que defende em bloco médio, que com bola gosta de assumir o jogo e controlar [o ritmo]", explica o treinador. "O Al Ahly é a segunda equipe com mais presenças no Mundial, desde agosto eles não perdiam um jogo."

Antes de encarar o Palmeiras, o time do Egito perdeu a semifinal diante do Bayern de Munique (ALE), por 2 a 0, com dois gols do polonês Lewandowski —alemães e mexicanos decidem o título também nesta quinta-feira (11), às 15h (o SporTV exibe o jogo).

Técnico Abel Ferreira (à esq.) conversa com o auxiliar Andrey Lopes durante treinamento do Palmeiras na cidade de Doha, Qatar - Cesar Greco 5.fev.21/Ag. Palmeiras

Depois de ver frustrado o sonho de conquistar o inédito título do Mundial de Clubes pela segunda vez em sua história, o Palmeiras precisa vencer o Al Ahly para não ser o primeiro sul-americano a não conseguir nem o terceiro lugar desde 2005, quando o formato atual do torneio foi adotado.

Internacional (2010), Atlético-MG (2013), Atlético Nacional-COL (2016) e River Plate-ARG (2018) foram os outros clubes que entraram na competição como vencedores da Libertadores, caíram na semifinal, mas venceram, ao menos, a disputa pelo terceiro lugar.

Quando voltar ao Brasil, o Palmeiras terá a reta final do Campeonato Brasileiro para cumprir e decidirá a Copa do Brasil contra o Grêmio, nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

O primeiro jogo da equipe após o seu retorno será contra o Fortaleza, domingo (14), pelo Nacional.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas