Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Premier League muda critérios do VAR para aumentar número de gols

Nova regra mira evitar marcação de impedimentos milimétricos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Premier League anunciou nesta terça (3) uma mudança no uso das linhas de impedimentos do VAR (árbitro de vídeo) para evitar a anulação de gols por infrações milimétricas. Segundo o chefe de arbitragem da competição, Mike Riley, as linhas que indicam se um jogador estava em posição irregular serão mais grossas para evitar a anulação de gols por impedimentos com margens muito pequenas.

Caso os traços que indicam as posições do atacante e do defensor se confundam, o ataque será validado, seguindo o conceito de "mesma linha". "Efetivamente, o que devolvemos ao jogo são 20 gols anulados na última temporada por meio de um escrutínio bastante forense. São as unhas dos pés, o nariz dos jogadores que estavam impedidos. Nesta temporada, eles estarão em posição legal", afirmou Riley.

Telão indica decisão do VAR durante partida entre Leicester e Wolverhampton pela Premier League - Andrew Yates - 11.ago.19/Reuters

A regra já entra em vigor a partir da próxima temporada, que começa no dia 13, com a partida entre Brentford e Arsenal. No domingo (15), o atual campeão Manchester City estreia contra o Tottenham.

O chefe de arbitragem informou ainda que os árbitros terão uma nova orientação para avaliar lances para a marcação de pênaltis. Neste caso, o objetivo é evitar penalidades duvidosas, em lances nos quais os atacantes possam ter forçado o contato com os defensores em busca das faltas.

"Os árbitros procurarão o contato e estabelecerão um contato claro, então se perguntarão: esse contato tem uma consequência? O jogador usou esse contato para realmente tentar ganhar um pênalti? Portanto, não é só dizer: ‘Sim, há contato’ e marcar o pênalti", explicou o dirigente.

A decisão foi tomada depois de uma temporada em que 125 pênaltis foram marcados na última edição da Premier League, um número que a comissão de arbitragem do campeonato considera alto.

Ainda de acordo com Riley, as mudanças tiveram o aval dos atletas que atuam no futebol inglês. "O retorno que recebemos dos jogadores, tanto dos atacantes quanto dos defensores, foi de que todos querem que a marcação de pênaltis se dê somente quando ocorrerem faltas de verdade."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas