Siga a folha

Descrição de chapéu tênis

'Ícone' e 'maior jogadora de tênis'; veja reações ao anúncio da aposentadoria de Serena Williams

Americana afirmou que está "evoluindo para além do tênis", indicando que deve deixar o esporte

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | Reuters

O anúncio de Serena Williams nesta terça-feira (9) de que está "evoluindo para além do tênis", indicando a sua aposentadoria do esporte, provocou diversas reações no mundo esportivo. A americana foi chamada de "ícone" e teve seu legado exaltado.

A também lendária ex-tenista americana Billie Jean King, dona de 12 títulos de grand slams, destacou a representatividade de Serena.

"Quando Serena se afastar do tênis, ela sairá como a maior jogadora do esporte. Depois de uma carreira que inspirou uma nova geração de jogadores e fãs, ela será para sempre conhecida como uma campeã que venceu em quadra e elevou o perfil global de o esporte fora disso", afirmou Billie.

Serena Williams com o troféu de Roland Garros de 2015, após derrotar a checa Lucie Sarafova - Kenzo Tribouillard-6.jun.15/AFP

A dinamarquesa Caroline Wozniaki, amiga pessoal de Serena e campeã do Australian Open em 2018, disse sentir orgulho da trajetória da americana. "Eu te amo e estou tão orgulhosa de você", escreveu ela junto de uma foto da capa da revista Vogue com Serena.

O também ex-tenista americano John McEnroe, que chegou a ser número 1 do mundo e venceu 7 grand slams ao longo de sua carreira, descreve a tenista como um ícone.

"Ela deve fazer o que quiser. Ela é um ícone. Seu lugar na sociedade americana foi para um lugar onde ela merece depois de tudo o que realizou, tudo o que fez", afirmou.

John também comparou a tenista a outros grandes nomes do esporte. "Ela está naquele nível onde Michael Jordan, LeBron James e Tom Brady estão", comentou.

Já a ex-tenista americana Pam Shriver, dona de 21 títulos, destacou o legado de Serena fora do esporte. "Ela impactou o tênis na quadra e fora dela. Ela tirou o tênis das páginas de esportes e entrou na cultura pop. Ela conecta pessoas de todas as gerações, diversidade de origens. Ela se tornou uma grande porta-voz, uma filantropa e amadureceu diante de nossos olhos", disse.

A tenista Emma Raducanu, campeã do aberto dos EUA de 2021, disse que Serena "definitivamente mudou o jogo. Não houve realmente alguém que tenha dominado como ela no jogo feminino. Então eu acho que ela mudou muito o jogo a esse respeito."

Williams, 40, venceu seu último título de Grand Slam em 2017 e vem batalhando por uma difícil 24ª vitória, que a levaria a um empate com a australiana Margaret Court, tenista que detém o recorde de maior número de "majors" vencidos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas